Os Assistentes Operacionais Como Recurso de Apoio aos Centros de Apoio à Aprendizagem e de Promoção da Inclusão turma C5.1-Azambuja
Apresentação
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) “É uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências dos AE/E. A sua criação insere-se no quadro de autonomia das escolas e, enquanto resposta organizativa de apoio à inclusão, deve estar prevista nos documentos estratégicos que definem a política de escola, bem como os recursos a disponibilizar para a sua consecução”. https://www.dge.mec.pt/centro-de-apoio-aprendizagem Conforme delineado pelo Ministério da Educação, os assistentes operacionais (AO), como recurso humano que são, desempenham um papel fundamental na inclusão das crianças (ao cuidarem delas, ao apoiarem o educador, ao realizarem atividades), bem como, nos aspetos organizacionais em toda a escola. A atuação dos AO poderá ser integrada no CAA, como tal considera-se pertinente a sua capacitação teórico-prática para melhor intervir com os alunos e restantes agentes educativos.
Destinatários
Assistentes Operacionais
Objetivos
Conhecer procedimentos inclusivos de acordo com o definido no DL 54/2018, de 6 de julho;• Refletir sobre o valor da Educação Inclusiva;• Compreender a estrutura CAA; • Conhecer as dimensões do perfil biopsicossocial e algumas especificidades de crianças e de jovens;• Compreender as dimensões da função do assistente operacional na intervenção no CAA;• Compreender a pertinência de uma ação positiva e ajustada ao jovem;• Identificar boas práticas.
Conteúdos
Sessão 1 – 3 horas 1.1. O papel dos Assistentes Operacionais no contexto escolar 1.2. O que é a Educação Inclusiva e enquadramento legal e seus desafios Sessão 2 – 3 horas 2.1. O CAA – O que é? Qual o papel dos AO? Sessão 3 – 3 horas 3.1. A caraterização e problemáticas das Necessidades Educativas Especiais. 3.2. Abordagem às várias deficiências (motora, cognitiva, visual, autismo, auditiva e multideficiência) Sessão 4 – 3 horas 4.1. O Assistente Operacional facilitador e mediador no processo ensino aprendizagem da criança com NEE 4.2. O papel do Assistente Operacional na articulação entre intervenientes no processo educativo: intervenção direta; intervenção indireta 4.3. Trabalho em equipa. 4.4. Estratégias de intervenção. Sessão 5 – 3 horas Balanço de competências final- Avaliação final
Anexo(s)
Formador
Leonor da Conceição Rato Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2022 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 05-09-2022 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 06-09-2022 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 06-09-2022 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |