205

O papel do Plano Nacional das Artes na Autonomia e Flexibilidade Curricular e o Eixo Artista Residente como estratégia para o sucesso educativo turma ACD-B 2022-2023

Apresentação

O AEMM aderiu, em 2020-2021, ao Plano Nacional das Artes e, em 2021-2022, candidatou-se ao Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário, num entendimento entre o PNA e o PNPSE que permitiu o recrutamento de técnicos especializados com funções de Artista Residente. Considerando as Artes como parte integrante dos curricula e uma dimensão fundamental para a motivação dos alunos, para a valorização de diferentes linguagens no desenvolvimento de competências e para a promoção do sucesso educativo, o projeto LUCA-e (Luz, Câmara, Corpo, Ação Educativa) pretende propor aos docentes a expressão artística como forma de motivação dos alunos, e os registos de linguagens não hegemónicas nos curricula como meio de registo de construção de aprendizagens com enfoque na performatividade corporal (1º ciclo) e na imagem parada ou em movimento nos demais níveis de ensino, sendo que a proposta não é fechada, podendo, por isso, existir ações articuladas entre os dois artistas, que estão disponíveis para o trabalho colaborativo. A ACD visa proporcionar aos docentes do agrupamento o conhecimento dos princípios e eixos estratégicos do PNA, assim como o trabalho realizado nos dois primeiros anos do PCE. Além disso, visa sensibilizar os docentes para a importância do Artista Residente enquanto recurso que pode ajudar alunos e professores a dar visibilidade aos processos e os produtos das aprendizagens, partindo da valorização da imagem e articulando-a com a verbalização de conceitos, ideias, etc.. Para isso, serão partilhadas ações já realizadas, em curso ou em fase de conceção, procurando ilustrar como trabalhar pedagogicamente com os Artistas Residentes e com a arte em geral.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Conhecer os objetivos estratégicos do Plano Nacional das Artes no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curriculares; Conhecer o Projeto Cultural de Escola do AEMM – retrospetiva e propostas/ações para 2022-2023; Experimentar o telemóvel e a imagem como recurso para a aprendizagem

Anexo(s)

cartaz-acd-pna-ar-nov-2022.pdf

Programa temático

Formador

Elvira Felicidade Ferreira Rodrigues Tristão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2022 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 18-11-2022
Fim: 18-11-2022
Acreditação: ACD-B 2022-2023
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Básica Marcelino Mesquita - Auditório