Monitorização ambiental de zonas húmidas: avaliação do nível de água, dos parâmetros físico-químicos do hidrossoma e das características dos sedimentos do Paul de Manique. turma -ACD-C-2022-23
Apresentação
'No âmbito do Projecto Clube de Ciência Viva, estão previstas acções de formação para professores que pretendem envolver os alunos na recolha de variados dados de campo relacionados com a monitorização ambiental do Paul de Manique. No âmbito deste Projecto foram adquiridos equipamentos para os quais os professores carecem de formação para a sua manipulação de forma autónoma, bem como de compreender a variação das características ambientais deste sistema palustre.
Destinatários
Professores do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Sensibilizar os professores do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja sobre a importância da monitorização ambiental das características do hirossoma do paul de Manique do Intendente. Reflectir e compreender o significado dos principais parâmetros físico-químicos medidos in situ, com recurso a sondas multiparamétricas. Ensinar a manusear sondas mutiparamétricas. Avaliar as oscilações do plano de água do paul ao longo do ano. Estudar os principais tipos de solos/sedimentos associados a este sistema palustre. Ensinar a construir bases de dados. Utilizar o Google Earth como uma ferramenta de observação da variação espacial dos dados monitorizados. Estimular o aproveitamento multi e interdisciplinar do paul de Manique, para além da disciplina de ciências.
Conteúdos
1) A importância das zonas humidas e da sua monitorização; 2) Avaliação das oscilações do plano de água do paul - medição em escalas graduadas e ligação à rede geodésica nacional; 3) Monitorização das características físico-químicas de um hidrossoma palustre, a utilização de sondas multiparamétricas para medições in situ (calibração/medição); 4) Introdução à recolha e estudo de solos e sedimentos; 5) Construção de base de dados; 6) Construção de gráficos em excel; 7) Utilização do Google Earth para construção de mapas de distribuição espacial dos parâmetros monitorizados; 8) Propostas de abordagens multi e interdisciplinares.
Anexo(s)
Formador
Anabela Cruces
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-12-2022 (Quarta-feira) | 13:30 - 18:30 | 5:00 | Presencial |