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O potencial didático da Mitologia no ensino da História, Filosofia e Português turma C12.1

Apresentação

Desde os tempos mais recuados da nossa história que as comunidades humanas aprenderam valor e a importância de“passar o testemunho” de geração em geração. Talvez para isso tenham inventado a História, para passar essetestemunho. Ignorar esta função da História é negar a própria História. Destacar-se-á assim, o potencial didático dos mitose das lendas na educação, defendendo uma prática pedagógica que valorize e potencie o pensamento imaginário dosnossos alunos, através da apresentação de alguns princípios e orientações metodológicas serão fundamentais para a suautilização nas aulas de História. Procura-se nesta oficina facilitar abordagens metodológicas para a utilização destasnarrativas em contexto de sala de aula, através da apresentação de cinco intervenções educativas distintas que exploramde forma mais ou menos criativa alguns dos mitos e das lendas que encontramos nos nossos programas de História,Filosofia e Português do Ensino Básico e Secundário. Por outro lado, a diversidade de estratégias de aprendizagemutilizadas, combinadas com a seleção criteriosa de um conjunto de recursos didáticos ajustados às características dosalunos e às temáticas abordadas, permitirá criar as condições para que os alunos realizem aprendizagens significativas.Serão utilizados «Roteiros Didáticos» que permitam sistematizar os conceitos, factos históricos, espaços, datas epersonalidades mais relevantes de um determinado núcleo temático; orientar o processo de ensino e aprendizagem emtodas as suas fases: planificação, operacionalização e avaliação e garantir um elo agregador para as diversas estratégiasde aprendizagem e momentos didáticos das aulas.

Destinatários

Grupo de recrutamento 200, 300, 400 e 410

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupo de recrutamento 200, 300, 400 e 410. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupo de recrutamento 200, 300, 400 e 410.

Objetivos

Destacar, o potencial didático dos mitos e das lendas na educação;Apresentar e refletir sobre princípios e orientaçõesmetodológicas para o ensino da narrativa mitológica;Construção de recursos didáticos ajustados às características dosalunos e às temáticas abordadas, de forma a criar condições para que os alunos realizem aprendizagenssignificativas;Refletir sobre os conceitos de cidadania e de educação para a cidadania à luz da Estratégia Nacional deEducação para a Cidadania (ENEC), de referentes teóricos e das conceções e práticas dos docentes; Utilizarmetodologias ativas, centradas na aprendizagem vivencial da cidadania democrática e na abordagem inter, multi etransdisciplinar;Promover práticas de avaliação dos alunos adequadas a conteúdos e metodologias de educação para acidadania.

Conteúdos

1.1. Mitos e Lendas: conceitos, funções e significados 1.2. O lugar dos Mitos e das Lendas no processo de construção do pensamento histórico: narrativa implicada, cisãopositivista e o retorno à narrativa 1.3. Mitos e Lendas: a singularidade da historiografia portuguesa.1.4. O potencial didático dos Mitos e das Lendas na Educação 2.1. Mitos e Lendas: a apologia de uma pedagogia do imaginário no ensino da História 2.2. Princípios e orientações metodológicas para o uso de mitos e lendas nas aulas de História.2.3.1. Experiências de aprendizagem a partir de Mitos e Lendas 3.1. Enquadramento e opções metodológicas 3.1.1. Caracterização das turmas de regência 3.1.2. Opções metodológicas no processo de ensino e aprendizagem 3.2. Roteiros de Intervenção Educativan.º 1 – Mitos e deuses do Antigo Egito n.º 2 – A Civilização Hebraica (narrativas bíblicas) n.º 3 – Mitos e deuses da Grécia Antiga n.º 4 – As origens do Cristianismo (narrativas bíblicas)n.º 5 – A fundação da nacionalidade, a independência do Reino de Portugal e os mitos e as lendas da nacionalidade 903.3. Conceções dos alunos acerca da aprendizagem da História a partir dos mitos e das lendas

Metodologias

Nas sessões serão apresentados os conteúdos da ação de forma interativa com os formandos. Os formandos serãoorganizados por sala paralelas em grupos de trabalho. Cada grupo desenvolverá um trabalho em torno de cada temaorganizador dos conteúdos da ação. No final todos os trabalhos serão apresentados e discutidos.

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação respeitando todos os dispositivos legais da avaliaçãocontínua.

Bibliografia

Abramovich, Fanny (2003), Por uma arte de contar histórias. [Internet]. Disponível emhttp://www.alemdasformulas.com/2011/06/por-uma-arte-de-contar-historias-por.htmlArmstrong, Karen (2006), Uma Pequena História do Mito. Lisboa: Editorial Teorema (ed. original 2005).Barthes, Roland (1997), Mitologias. Lisboa: Edições 70 (ed. original 1957).Burkert, Walter (1991), Mito e Mitologia. Lisboa: Edições 70.Eliade, Mircea (1986), Aspectos do Mito. Lisboa: Edições 70 (ed. original 1063).

Anexo(s)

Formador

Celia da Conceição Rodrigues Morgado Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-02-2023 (Quarta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
2 22-02-2023 (Quarta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
3 27-02-2023 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 01-03-2023 (Quarta-feira) 19:00 - 21:00 2:00 Online síncrona
5 06-03-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 13-03-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 22-03-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 17-04-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 19-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 15-02-2023
Fim: 19-04-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117177/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online- Zoom ou Teams