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Intervenção Snoezelen - Teoria e Prática da Estimulação Sensorial turma C15.1

Apresentação

Uma das prioridades da ação educativa é a aposta numa escola inclusiva. Isto implica o reforço da intervenção dos docentes de educação especial, estimulando respostas ajustadas ao desenvolvimento das habilidades funcionais. A intervenção em ambiente Multissensorial ou Sensorial Snoezelen permitirá a redução de níveis de ansiedade e desconforto, favorecendo a disponibilidade do aluno, integrando os estímulos que lhe são apresentados e reduzindo os comportamentos inadaptados. Importa apostar na diversidade de estratégias para ultrapassar as barreiras à aprendizagem, de modo a assegurar que cada aluno tenha acesso ao currículo e às aprendizagens, levando todos e cada um ao limite das suas potencialidades.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 910, 920 e 930..

Objetivos

Diversificar medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem; Conhecer a Teoria de Integração Sensorial em geral e a Estimulação Sensorial Snoezelen em particular; Compreender a estrutura conceptual, a importância e o impacto da intervenção e estimulação Snoezelen; Conhecer os Equipamentos de Intervenção Snoezelen; Compreender o seu funcionamento e aplicação para os diferentes casos de Necessidades Educativas; Identificar as necessidades de Intervenção para cada caso ou grupo; Definir objetivos gerais e específicos a alcançar, elaborando e estruturando um Guia de Intervenção Snoezelen relativo atécnicas utilizadas, observações registadas e alterações sugeridas.

Conteúdos

Conteúdos Teóricos: 13h• Teoria da Integração Sensorial; • Processamento da informação Sensorial; • Benefícios da Intervenção Snoezelen nas crianças e jovens com necessidades educativas especiais; • Distúrbio de Integração Sensorial e Transtorno do Processamento Sensorial no desenvolvimento das habilidades funcionais da criança e jovem com NE; • Princípios Orientadores da Intervenção Sensorial Snoezelen: Aplicação prática nas NE em Sala Snoezelen; • Importância e influência das competências pessoais e profissionais do Técnico Snoezelen no desenvolvimento eimplementação das técnicas de Intervenção em Sala Snoezelen; • Etapas de preparação das Sessões em Sala Snoezelen; • Equipamentos de Estimulação Sensorial Snoezelen mais adequados às necessidades e objetivos definidos, em Sala Snoezelen. Conteúdos Práticos: 12h; • Identificar Sinais e Sintomas de alerta - Vídeos; • Tipo de comunicação com a criança ou jovem e seus familiares ou tutores – Exemplos Práticos; • Estratégias de Relação e Comunicação com a criança ou jovem e seus familiares ou tutores – Exemplos Práticos; • Entrevista Clínica – Anamnese; • Observação in loco em Sala Snoezelen e registo dos diferentes indicadores de avaliação; • Definição dos Objetivos Gerais e Específicos da Intervenção Sensorial Snoezelen; • Elaboração do Guia de Intervenção e sua Implementação em Sala Snoezelen, tendo em conta os objetivos gerais e específicos definidos entre o técnico e a família; • Exercícios Práticos - Vídeos• Avaliação da ação.

Metodologias

Recorrer-se-á a uma pedagogia ativa assente no estudo de casos, através da visualização de vídeos, role-play e casos reais, tendo por objetivo a elaboração de trabalhos práticos, individuais e em grupo, para a concretização de Guias de Intervenção Snoezelen. Exercícios práticos com demonstração da aplicação das Técnicas de Intervenção em Sala Snoezelen.

Avaliação

Avaliação Contínua;- Participação e assiduidade (2/3 das horas presenciais) dos formandos;- Produtos resultantes do curso (Portefólio Individual, contendo, entre outros, os trabalhos práticos, relativos aos Guias de Intervenção Snoezelen a aplicar- Elaboração de relatório final, individual- Avaliação na escala de 1 a 10.

Bibliografia

Hulsegge, J., & Verheul, A., (1987). Snoezelen - Another World. A Practical book of Sensory Experience Environments forthe Mentally Handicapped. Exter , Great Britain : BPCC Wheatons Ltd.Thompson, S., & Martin, S., (1994). Making Sense of Multisensory Rooms for People with Learning Disabilities. BritishJournal of Occupational Therapy;Shapiro, M., & Bacher, S., (2002). Snoezeling: Controlled Multi-Sensory Stimulation. A Handbook for Practictioners. Israel :Beit Issie Shapiro.Stephenson, J. (2002). Characterization of Multisensory Environments: Why Do Teachers Use Them? Journal of AppliedResearch in Intellectual Disabilities;Hogg, J., Cavet, J., Lambe, L., & Smeddle, M., (2001). The Use of Snoezelen as multisensory stimulation with people withintellectual disabilities: a review of the research. Research in Developmental Disabilities;

Anexo(s)

Formador

Leonor da Conceição Rato Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-02-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 08-03-2023 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 13-03-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 20-03-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 19-04-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
6 26-04-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 18:30 2:00 Presencial
7 03-05-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 10-05-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
9 15-05-2023 (Segunda-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 27-02-2023
Fim: 15-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-114877/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária de Azambuja - EB MI; EB FCPS.