Formação Inicial em Scratch turma ACD F-2022-23
Apresentação
O documento das novas aprendizagens essenciais de matemática, homologado a 19 de agosto de 2021, define o conjunto de objetivos gerais para aprendizagem da matemática, sendo um deles o pensamento computacional. Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, capacidade que tem vindo a assumir relevância nos currículos de matemática de diversos países. O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 230 e 500
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do ambiente de programação visual do Scratch; Criar programas em Scratch para introduzir ou consolidar conhecimentos matemáticos; Apresentação dos objetivos da ação de iniciação à programação em Scratch (3 horas); Atividades matemáticas com Scratch (3 horas).
Anexo(s)
Formador
José Manuel Araújo Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-02-2023 (Quinta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-03-2023 (Quinta-feira) | 15:15 - 18:15 | 3:00 | Presencial |