Formação Inicial em Scratch turma ACD F-2022-23

Apresentação

O documento das novas aprendizagens essenciais de matemática, homologado a 19 de agosto de 2021, define o conjunto de objetivos gerais para aprendizagem da matemática, sendo um deles o pensamento computacional. Desenvolver e mobilizar o pensamento computacional, capacidade que tem vindo a assumir relevância nos currículos de matemática de diversos países. O pensamento computacional pressupõe o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 500

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Capacitar os docentes envolvidos para a utilização do ambiente de programação visual do Scratch; Criar programas em Scratch para introduzir ou consolidar conhecimentos matemáticos; Apresentação dos objetivos da ação de iniciação à programação em Scratch (3 horas); Atividades matemáticas com Scratch (3 horas).

Anexo(s)

Formador

José Manuel Araújo Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-02-2023 (Quinta-feira) 15:15 - 18:15 3:00 Presencial
2 16-03-2023 (Quinta-feira) 15:15 - 18:15 3:00 Presencial
Início: 09-02-2023
Fim: 16-03-2023
Acreditação: ACD F-2022-23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: AE Marinhas do Sal, Rio Maior