Dar Palavra à Voz - Competências Básicas turma C20
Apresentação
Na prática letiva a voz assume uma importância fulcral, enquanto elemento de expressão e comunicação. Os problemas de saúde resultantes do uso indevido da voz provocam afonia, rouquidão, tosse, gerando situações de comunicação deficiente e deficientes práticas pedagógicas. A aquisição de competências básicas relativas ao uso da voz, enquanto ferramenta profissional na prática pedagógica, requer uma eficiente utilização da voz. Pretende-se preparar os docentes para o papel da voz na prática letiva - a importância de uma boa locução e dicção, a aplicação adequada de técnicas e de práticas de leitura, a valorização da voz na construção de uma “personagem” e, ainda, a aquisição de práticas promotoras da saúde vocal.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
Conhecer as competências básicas do uso da voz e a sua utilização como ferramenta da prática pedagógica; Compreender a influência do aparelho respiratório na definição e utilização da voz; Adequar a utilização da voz a diferentes tipos de texto; Utilizar a voz como elemento desinibidor do profissionalismo docente; Conhecer timbres e efeitos da voz.
Conteúdos
1.Introdução e Apresentação da Ação de Formação - 1 hora 2. A VOZ - 4 horas 2.1. A voz humana como instrumento fónico 2.2. A influência do Aparelho respiratório na definição e utilização da Voz 2.3. O Aparelho fonador 2.4. O Aparelho ressonador 2.5. O corpo (estrutura muscular, ressonadores, estrutura óssea), e a Voz 3. A PALAVRA E A VOZ - 4 horas 3.1. Os diferentes tipos de texto (poético; narrativo; dramático; conto; radiofónico; guião; jornalístico, etc.) 4. A Voz - 4 horas 4.1. Timbres 4.2. Efeitos de voz 5. A VOZ E O ESPAÇO - 2 horas 5.1. A relação física da Voz e o Espaço (sala de aula, rua, auditório)
Metodologias
Sessões teóricas e sessões teórico-prática.
Avaliação
A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Trabalhando a Voz - Vários Enfoques em Fonoaudiologia, Léslie Piccolotto Ferreira org., Summus Editorial O poder secreto da Voz, Inês Moura, Porto Editora Estética da Voz – uma voz para o ator, Quinteiro Eudósia Acuña, Editora Plexus
Anexo(s)
Formador
Magda Dimas Fernandes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
2 | 28-09-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
3 | 02-10-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
4 | 09-10-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
5 | 12-10-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
6 | 16-10-2023 (Segunda-feira) | 19:00 - 20:00 | 1:00 | Presencial |
7 | 19-10-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
8 | 23-10-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |
9 | 26-10-2023 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 30-10-2023 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Presencial |