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Aprendizagem Baseada em Projeto turma C23

Apresentação

A nova reforma curricular implica, por um lado, olhar para cada disciplina e seus objetivos numa perspetiva diferente e, por outro lado, integrar na prática letiva e avaliativa novos construtos e competências que implicam uma conceção do conhecimento como algo a mobilizar de forma interdisciplinar por forma a resolver problemas e responder aos desafios do novo século. A aprendizagem baseada em projeto permite integrar as diretrizes ministeriais, consagradas nos novos documentos curriculares de referência, de forma rigorosa e mais eficaz, indo ao encontro das exigências do novo paradigma educacional. É preciso, contudo, fornecer aos docentes as ferramentas práticas e os pressupostos teóricos que lhes permitam colocar em prática metodologias de aprendizagem baseada em projetos. Para além do acima referido, esta metodologia de trabalho de projeto (metodologia e avaliação) é uma das áreas de capacitação indicada no Plano de Formação a operacionalizar no âmbito do Plano de Inovação 2022/2025 do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras e constitui uma forma de trabalho pedagógico potenciadora do desenvolvimento de todos os intervenientes. Centra-se num processo de ensino aprendizagem onde o interesse dos alunos é o ponto de partida. É um meio, um caminho para a autonomia e participação que torna o aluno num elemento ativo nas suas aprendizagens.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

Objetivos

IApresentar os pressupostos teóricos da Aprendizagem Baseada em Projeto; Reconhecer as etapas inerentes à metodologia; Confrontar esta metodologia com os documentos curriculares em vigor; Fornecer instrumentos que facilitem a organização/planificação de projetos; Apresentar estratégias de implementação e fornecer exemplos práticos.

Conteúdos

Discussão e reflexão relativa às atuais práticas letivas dos formandos; Vantagens da metodologia de projeto; Características de uma questão orientadora; Etapas de desenvolvimento de um projeto; A avaliação na metodologia de projeto.

Metodologias

Presencial: Sessões teórico e práticas com momentos de exposição oral seguidos de esclarecimentos de dúvidas; Partilhas de experiências enriquecedoras para a criação e fundamentação de um trabalho de projeto; Etapas de desenvolvimento de um projeto e a sua aplicabilidade; Discussão e reflexão relativa às atuais práticas letivas. Trabalho autónomo: Elaboração de um projeto com aplicabilidade na escola e de acordo com o grupo de trabalho.

Avaliação

A avaliação dos formandos será baseada em dois critérios: 1º- Organização e planificação, em grupo interdisciplinar, de uma unidade de aprendizagem baseada em projeto; 2º- Participação nas sessões. A classificação será baseada nos documentos legais atualmente em vigor.

Bibliografia

Larmer, J., Merfendoller, J. & Boss S. (2015 ). Setting the Standard for Project Based Learning, ASCD, Alexandria, VA. https://www.pblworks.org/what-is-pbl Bender, W. (2012). Project-based learning: Differentiating instruction for the 21st century. Corwin Press. Sage Publications. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/35459/1/Ana%20Catarina%20Mateus.pdf http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/60079/1/2018.AprendizagemBaseadaProjeto.pdf

Anexo(s)

Formador

Margarida Maria Quinaz Monteiro Pato

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 14-07-2023 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 14-07-2023 (Sexta-feira) 13:30 - 16:30 3:00 Presencial
3 17-07-2023 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
4 17-07-2023 (Segunda-feira) 13:30 - 16:30 3:00 Presencial
5 18-07-2023 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
6 18-07-2023 (Terça-feira) 13:30 - 16:30 3:00 Presencial
Início: 14-07-2023
Fim: 18-07-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-120168/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 36 h
Local: Escola Básica de Aveiras de Cima