´DIS´ (que) é isto, ´DIS´ (que) é aquilo… mas afinal o que são as “DIS”? turma ACD-C27.3
Apresentação
"A aprendizagem da leitura, da escrita e/ou do cálculo nem sempre decorre como se espera e há alunos que vivenciam, desde cedo, dificuldades de aprendizagem em uma ou várias destas áreas. Algumas destas dificuldades de aprendizagem estão relacionadas com disfunções no sistema nervoso central (e não com o quociente de inteligência da criança) e, como tal, são consideradas específicas, como são o caso da Dislexia, da Disgrafia, da Disortografia e/ou da Discalculia. ´DIS´ (que) é isto, ´DIS´ (que) é aquilo… mas afinal o que são as “DIS”? pretende clarificar o âmbito das quatro “DIS” (Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia) partilhando, de igual modo, estratégias de intervenção (específicas) que facilitem a inclusão dos alunos com estas dificuldades de aprendizagem nas classes regulares. "
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
"1. Sensibilizar para a temática das Dificuldades de Aprendizagem Específicas; 2. Conhecer e compreender os conceitos de Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia; 3. Apresentar e partilhar estratégias de intervenção com crianças com Dificuldades de Aprendizagem."
Anexo(s)
Ficha Informativa - para formandos
Formador
Diana Tereso Coelho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-09-2023 (Terça-feira) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |