LED - A Imagem Comunica - ferramenta pedagógica e didática turma C4.1
Apresentação
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento TD-C20-i01: Transição digital na Educação, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares. Esta ação de formação visa colmatar algumas lacunas na área do LED de Artes e Multimédia, no que diz respeito à criação/edição de imagem digital, visto que alguns docentes sentem a necessidade de aprofundar as suas competências neste âmbito. Assim, esta ação de formação deverá permitir aos formandos dominar conceitos e instrumentos fundamentais destas duas áreas do ponto de vista do utilizador, aplicar os conhecimentos e competências adquiridos na sua área profissional, organizar metódica e racionalmente os seus próprios recursos personalizados e adaptados ao seu contexto escolar, promovendo assim uma versatilidade na sua dinâmica pedagógica e didática, bem como promover atividades junto dos seus alunos utilizando os recursos LED.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Objetivos
Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de imagens digitais; Dotar os docentes de recursos e conhecimentos essenciais para criarem imagens digitais em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; Promover boas práticas na planificação e produção de imagens educativas; Utilizar hardware de captação de imagem; Utilizar hardware de criação de imagem; Utilizar a Inteligência Artificial para criação de imagem; Operar softwares de edição/criação de imagem;
Conteúdos
Introdução à imagem digital. Formatos e suportes de imagem. Hardware e software de aquisição de imagem. Planos e enquadramentos de câmara. Exploração de ferramentas de criação de imagem. Exploração de ferramentas de edição de imagem. Exploração de ferramentas de captura de ecrã. Integração da imagem em produtos multimédia.
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas e assíncronas. As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos. I- Revisão da literatura e enquadramento curricular II- Elaboração de produtos vídeo/podcast a aplicar no seu contexto escolar III- Apresentação dos produtos vídeo/podcast, elaboração do relatório final e preenchimento do questionário final
Avaliação
A avaliação será efetuada pela análise dos materiais produzidos no decorrer da ação, tendo-se igualmente em conta a qualidade, o empenho e a assiduidade. A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, integrando a participação, os trabalhos produzidos, nomeadamente no âmbito da disciplina e o relatório crítico elaborado por cada formando. A atribuição da classificação seguirá a orientação conjunta CCPFC/DGRHE, de acordo com a Carta Circular 3/2007 emitida pelo CCPFC. Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação.
Bibliografia
1 Júnior, R. (2006) - Processos de Criação na Fotografia - https://www.faap.br/REVISTA_FAAP/REVISTA_FACOM/facom_16/rubens.pdf2 Sartori, A., Roesler, J. (s/ano) - Imagens digitais, cibercultura e design em EAD - https://www4.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo1.pdf3 Candeias, A. (2013) O Editor de imagens como recurso para desenvolver a literacia visual Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação - https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/4768/1/Anabela_Candeiasrelat%C3%B3rio_24-09-2013_docx.pdf4 Jordão, S. (2012) As funções pedagógicas da imagem Universidade da Beira Interior Artes e Letras - https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/3380/1/relat%C3%B3rio%20de%20est%C3%A1gio%20.pdf5 Brázia, P. (2014) Aprendizagem pela Imagem Caso prático nas disciplinas de História e de Geografia Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - https://run.unl.pt/bitstream/10362/14690/1/Aprendizagem%20pela%20Imagem.pdf
Anexo(s)
Formador
Margarida Catarina Antónia Jorge
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 26-02-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
9 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |