Moodle - Potencialidades da plataforma de gestão da aprendizagem em ambiente e-learning turma C5.1
Apresentação
A presente curso pretende realçar o papel da utilização de plataformas LMS (ex: Moodle) como instrumento de comunicação e/ou de desenvolvimento de trabalho à distância. Pretende-se fornecer aos professores os conhecimentos necessários à utilização das funcionalidades do Moodle, com vista à personalização e dinamização eficaz de disciplinas e cursos em e-learning. Os participantes serão dotados de competências técnicas para explorar as funcionalidades avançadas desta plataforma e-learning e também para criar atividades pedagógicas e conteúdos multimédia capazes de gerar o envolvimento, interação, criatividade e motivação dos seus alunos e a gestão das disciplinas. Pretende-se promover a visão relativa ao moodle, para além de um repositório de conteúdos, dinamizar a avaliação formal e informar, a interatividade e participação dos alunos/professores, permitindo um feedback real e dinâmico.
Destinatários
Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Objetivos
Pretende-se contribuir para o alargamento e consolidação das competências dos professores nos seguintes domínios: organização e planificação de atividades com uso de plataformas LMS em contexto escolar, comunicação e colaboração assíncrona pelo conhecimento e domínio de ferramentas específicas, reflexão sobre as vantagens/constrangimentos e potencial transformador no que se associa ao desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem mediadas/realizadas em plataforma. Pretende-se ainda dotar os participantes de conhecimentos para: Aplicar as funcionalidades avançadas do Editor HTML; Criar atividades colaborativas e para a recolha de dados; Utilizar a Pauta; Administrar e gerir disciplinas e grupos de alunos; Apresentar exemplos de utilização criativa e eficaz das ferramentas Moodle; Dotar os participantes de competências para a utilização das ferramentas de criação de conteúdos e atividades do Moodle; Estimular a utilização de um sistema LMS (Moodle) como meio de comunicação na comunidade educativa.
Conteúdos
Sessões síncronas/assíncronas (25 horas) Elementos base de plataformas LMS: a. exploração do sentido organizativo; análise da estrutura constitutiva: aparência, módulos, blocos, administração, papéis e permissões. b. exploração do sentido funcional; ativação e edição de recursos e atividades integrados e suas potencialidades educativas. Organização e planificação de atividades a implementar na sala de aula, incluindo o recurso a plataformas LMS em contexto escolar. Papel das plataformas LMS como suporte ao trabalho colaborativo. Princípios pedagógicos subjacentes às LMS: o caso do MoodIe e/ou outro sistema de gestão de aprendizagem considerado relevante; Comunicação e colaboração em ambientes virtuais: as novas práticas e competências de interação que os ambientes online exigem. Organização, planificação e criação de atividades a implementar na sala de aula/contexto educativo, incluindo o recurso a plataformas LMS em contexto escolar. Realização de trabalhos colaborativos de construção de recursos. Análise das vantagens, exigências, potencialidades e constrangimentos da integração, utilização e dinamização de plataformas LMS nas escolas/agrupamentos; Questões de ética, segurança e monitorização do uso destes ambientes online. - Revisão da literatura e enquadramento curricular II- Elaboração de uma disciplina com as respetivas ferramentas, a aplicar no seu contexto escolar III- Apresentação da disciplina, elaboração do relatório final e preenchimento do questionário final
Metodologias
As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas e assíncronas. As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.
Avaliação
A avaliação será efetuada pela análise dos materiais produzidos no decorrer da ação, tendo-se igualmente em conta a qualidade, o empenho e a assiduidade. A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, integrando a participação, os trabalhos produzidos, nomeadamente no âmbito da disciplina e o relatório crítico elaborado por cada formando. A atribuição da classificação seguirá a orientação conjunta CCPFC/DGRHE, de acordo com a Carta Circular 3/2007 emitida pelo CCPFC. Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação.
Bibliografia
1. Freire, M., e Lagarto, J. (2012). Aprender sem Papel - Criação e Implementação de uma Disciplina Digital. TicEduca2012 -II Congresso Internacional TIC e Educação (pp. 263-277). Universidade de Lisboa.2. Maio, V. (2011). Plataformas de gestão de aprendizagem e inovação educativa: contextos e práticas de colaboração.http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5999, acedido em 7 janeiro de 20173. Kimble, C., Hildreth, P., e Bourdon, I. (2008). Community of practice: creating learning environments for educators (Vol.I). USA: Information Age Publishing.4. http://moodle.org/sites/5. http://www.portaldasescolas.pt/
Anexo(s)
Formador
Margarida Catarina Antónia Jorge
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
2 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |