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Explorando o digital no trabalho de projeto: construção de recursos educativos inovadores turma C6.1

Apresentação

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação de formação visa colmatar algumas lacunas na área da criação de Recursos Educativos Digitais, visto que alguns docentes não frequentaram as ações da Capacitação Digital e/ou sentem a necessidade de aprofundar as suas competências neste âmbito. Assim, esta oficina de formação deverá permitir aos formandos dominar conceitos e instrumentos fundamentais das tecnologias da informação e comunicação do ponto de vista do utilizador, aplicar os conhecimentos e competências adquiridos na sua área profissional, organizar metódica e racionalmente os seus próprios recursos personalizados e adaptados ao seu contexto escolar, promovendo assim uma versatilidade na sua dinâmica pedagógica e didática, numa metodologia de projeto.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Conhecer as potencialidades dos Recursos Educativos Digitais (RED). Manusear algumas ferramentas de construção de RED, com os seguintes objetivos: • Criação de ferramentas para o ensino/aprendizagem; • Fomentar o conhecimento por parte dos alunos utilizando os RED (User Generated Contents); • Implementar o conceito de gamificação no contexto sala de aula; • Construção de instrumentos de avaliação; • Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos; • capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; • promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas; • promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Conteúdos

Noção de Recursos Educativos Digitais na modalidade de trabalho projeto e as suas potencialidades. Os Recursos Educativos Digitais numa perspetiva de User Generated Contents: a construção do conhecimento através dos RED. Recursos digitais para criação de instrumentos de avaliação. A gamificação no processo de ensino-aprendizagem

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância. As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos na modalidade de projeto. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos.

Avaliação

A avaliação será efetuada pela análise dos materiais produzidos no decorrer da ação, tendo-se igualmente em conta a qualidade, o empenho e a assiduidade. A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, integrando a participação, os trabalhos produzidos, nomeadamente no âmbito da disciplina e o relatório crítico elaborado por cada formando. A atribuição da classificação seguirá a orientação conjunta CCPFC/DGRHE, de acordo com a Carta Circular 3/2007 emitida pelo CCPFC. Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação.

Bibliografia

https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/5051/1/1330429397_Sacausef7_11_35_RED_reflexoes_pratica.pdfhttps://www.valente.org.pt/downloads/artigos/recursos_challenges_09.pdfhttps://saladofuturo.pt/10-recursos-digitais-mais-utilizados-na-sala-do-futuro/https://www.kialo-edu.com/https://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/3955/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_maria%20ad%C3%ADlia%20silva.pdfhttps://www.kialo-edu.com/

Anexo(s)

Formador

Sofia Luísa Estriga Seabra

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
2 11-04-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 18-04-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 02-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 06-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 17-05-2024 (Sexta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
Início: 08-04-2024
Fim: 16-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122452/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: On-line