(PND2) 3.º ENCONTRO APRENDIZAGENS TRANSFORMADORAS PARA UMA CIDADANIA AMBIENTAL turma 2.1
Apresentação
Mais do que nunca, os desafios ambientais com os quais nos deparamos exigem a todos os cidadãos participar e atuar em prol da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Enquanto agentes de mudança, no conjunto das ações individuais e coletivas deveremos :encontrar soluções que orbitem na esfera pública e privada, que abranjam a dimensão local e nacional e que cruzem gerações. A educação desempenha um papel fundamental, quer na disseminação deste exercício de deveres ambientais, quer na promoção de um envolvimento crítico, cívico e participativo dos alunos e da restante comunidade educativa. O evento a realizar incluem um conjunto de ações promotoras de uma cidadania ambiental e participativa.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
À semelhança do programa definido para os encontros anteriores, o 3.º Encontro Aprendizagens Transformadoras para uma Cidadania Ambiental, promovido pelo #EstudoEmCasa Apoia e pela Escola Azul em parceria com a Universidade de Coimbra mantém como objetivo principal a divulgação de boas-práticas em contexto de aprendizagem, destacando em particular a investigação que se faz em Portugal no âmbito das ciências da vida. Tendo presentes os ODS 4, 13, 14, 15 e 17 pretende-se dar voz aos alunos e aos parceiros que assim irão partilhar conhecimentos, competências, valores e atitudes para enfrentar as alterações climáticas.
Conteúdos
14:30 - Abertura 15:00 - "A Biodiversidade e nós" e "Nas coordenadas da Ciência Polar" 16:00 - Intervalo 16:15 Apresentação dos projetos Escola 16:30 - Painel - Latitudes entre Educação e Ciência 17:00 Momento Cultural - Alunos do AE Fernando Casimiro Pereira da Silva 17:10 - Encerramento
Avaliação
- 100% de assiduidade - Preenchimento do Questionário de Avaliação no Final
Anexo(s)
Formador
Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |