A Ilustração Científica como estratégia de ensino e de aprendizagem turma C7.1
Apresentação
A panorâmica educativa do século XXI aponta para a necessidade de novos contextos de ensino e aprendizagem. A Ação “Ilustração Científica como estratégia de ensino” visa promover a reflexão sobre a importância da ilustração científica no âmbito da construção do conhecimento e da comunicação em Ciência e dotar os formandos de competências pedagógicas favoráveis ao trabalho de observação e análise da Natureza, com os seus alunos, em espaços verdes ou em contexto de sala de aula, na escola ou nas imediações da mesma. Com este trabalho pretende-se que os professores possam motivar os alunos para as aprendizagens e contribuir para a concretização do pretendido perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, com progressiva autonomia na formulação de questões-problema e na descoberta de respostas. Também o Centro de Formação e as Escolas associadas elencam, nos seus Planos de Formação, metodologias inovadoras de intervenção nas aulas dos jovens alunos, onde esta formação, claramente, se insere.
Destinatários
Grupos disciplinares: 230, 240, 510, 520 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos disciplinares: 230, 240, 510, 520 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos disciplinares: 230, 240, 510, 520 e 600.
Objetivos
- Identificar conteúdos programáticos, nos diferentes anos de escolaridade e nas diferentes disciplinas, passíveis de serem ensinados em espaços exteriores, em sala de aula ou em laboratório, com desenvolvimento de capacidades de observação e de comunicação através da ilustração. - Refletir, planear e planificar atividades de ilustração científica a desenvolver em espaços exteriores. - Elaborar materiais pedagógicos a utilizar em contexto de ilustração científica em trabalho de campo. - Desenvolver trabalho de investigação com registos de ilustração, com alunos, em contexto de espaço natural e recorrendo a metodologias de desenho científico. - Avaliar o sucesso pedagógico das metodologias implementadas no desenvolvimento de capacidades dos alunos com vista ao Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.
Conteúdos
Considerando os novos desafios educativos e a necessidade cada vez maior do conhecimento baseado na observação direta dos fenómenos naturais, com vista à concretização do perfil do aluno à saída do ensino obrigatório, constituem conteúdos da Ação (Total:25 horas presenciais): - Reflexão sobre metodologias e estratégias de ensino capazes de dar resposta a um contexto educativo em mudança. Definição e caraterização do trabalho de ilustração científica como forma de comunicação. História da Ilustração científica. (2h) - Formas de abordagem de conteúdos referentes aos seres vivos e ao ambiente, em contexto de ilustração em trabalho de campo, com vantagens pedagógicas. Planificação geral de atividades de ilustração científica e de comunicação em Ciência, com utilização de diferentes técnicas de desenho científico (12h) - Reflexão sobre as caraterísticas de técnicas de ilustração a utilizar no ensino de assuntos específicos relativos aos seres vivos e ao ambiente, em espaço exterior. (3h) - Reflexão sobre a avaliação de trabalhos de comunicação científica baseada na ilustração. Atividades práticas (3h) - Apresentação de trabalhos elaborados pelos formandos, à turma. (5h) Total: 25 horas presenciais, a que acrescem 25 horas de trabalho autónomo
Metodologias
Presencial Componente presencial: - Contextualização, pela formadora, do trabalho a realizar. - Apresentação do conceito de ilustração científica, por métodos expositivo e demonstrativo. - Discussão, em grupo, da importância da ilustração científica como forma de comunicação de Ciência e como estratégia de ensino e aprendizagem. - Abordagem de técnicas de ilustração científica. - Elaboração e análise de ilustração científica, pelos formandos. - Planeamento e proposta de trabalhos de ilustração com objetivos pedagógicos, pelos formandos e em trabalho colaborativo. - Em trabalho de grupo, elaboração de materiais pedagógicos a utilizar no referido contexto, com apresentação à turma de formandos. Trabalho individual de recolha, tratamento e elaboração de conclusões sobre temáticas trabalhadas, bem como de elaboração de produtos pedagógicos inerentes. Trabalho autónomo Cada um dos formandos deverá proceder a: - Elaboração da planificação de um assunto a ser ensinado a uma das suas turmas com utilização de trabalho de ilustração científica, em espaço exterior ou em laboratório. - Elaboração de materiais pedagógicos de comunicação através da ilustração. - Aplicação da planificação elaborada à turma escolhida pelo professor, em espaço verde escolhido pelo mesmo na escola ou na sua proximidade ou em espaço laboratorial. - Relatório crítico do trabalho desenvolvido com alunos e resultados de ensino e aprendizagem.
Avaliação
Requisitos de assiduidade mínima (2/3 de presenças). Trabalhos realizados e apresentados de forma teórica ouprática, real ou simulada. Elaboração de um trabalho individual final e formal, sobre a aplicabilidade da temática trabalhada. Avaliação numa escala de 1 a 10 valores, com arredondamento à décima, e com as respetivas classificações qualitativas. Síntese do uso de referenciais/critérios e instrumentos, para além da auto-avaliação: pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das actividades das sessões e da formação global; elaboração de trabalho final ou relatório crítico individual. Dos Formadores, em função de: Adequação às prioridades definidas no CFAE; o modo de funcionamento; os resultados atingidos; e os impactos. Da Formação, quanto: Aos objetivos definidos; à melhoria que promove no Ensino; aos resultados escolares; e ao desenvolvimento profissional; se aplicável, à melhoria organizacional da Escola. Será usada aplicação específica, no final das sessões presenciais, para a avaliação do processo e dos formadores.
Modelo
A formadora é licenciada em Biologia, mestre em Hidrobiologia e doutorada em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana, tendo realizado trabalhos de investigação sobre a utilização de espaços verdes como Laboratórios Escolares da Paisagem (LEP), nomeadamente com recurso à ilustração científica. Recentemente e usufruindo do orçamento participativo da freguesia onde reside, dinamizou a criação de um Laboratório Escolar da Paisagem onde tem realizado workshops de ilustração científica. No âmbito da Ilustração Científica, possui formação dos tipos Curso de Formação e Oficina, tendo tido como formadores Pedro Salgado (Formação de 40h realizada no Jardim de Serralves, no Porto), Fernando Correia e Nuno Farinha (Oficinas em Centro de Formação da Ordem dos Biólogos, em Braga). Participou numa Exposição Coletiva de Ilustração Científica, em Serralves, com apresentação de três trabalhos de ilustração científica. Tem trabalhos de ilustração científica publicados no portal educativo Casa das Ciências. A Formadora ministrará a formação, em termos exclusivos, às Escolas associadas do Centro.
Bibliografia
- DGE (2017). Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória [on line] [consultado em 10 de dezembro de 2021]. Disponível em http://www.dge.mec.pt/perfil - Lopes MMTSL (2015). Qualificação da Paisagem de Parques Urbanos Ribeirinhos com Valorização da sua Função Educativa-caso de estudo: o Parque Oriental da cidade do Porto como Laboratório Escolar da Paisagem em meio urbano, Tese de doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. - Lopes, M. (2020) Ilustrar para aprender, [on line] [consultado em 10 de dezembro de 2021]. Disponível em https://www.casadasciencias.org/imagem/9471 , e Lopes, M. (2016) Aspeto de Garça Real, [on line] [consultado em 10 de dezembro de 2021]. Disponível em https://www.casadasciencias.org/imagem/8435 - Raimundo, A.R.F. & Cadete, A. (s/d). Manual Ilustrado de Espécies da Flora Portuguesa, Direção Geral de Planeamento e agricultura, Lisboa, ISBN 972-9175-31-4. - Rebouças, M.M.; Agostini, S.D.; Cytrynowicz, R. (s/d). Catálogo do Acervo de Ilustradores Científicos do Museu do Instituto Biológico, Narrativa Um, S.Paulo.
Anexo(s)
Formador
Fernando Correia
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 04-05-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 04-05-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 11-05-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-05-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 24-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Presencial |
7 | 25-05-2024 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 25-05-2024 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |