Práticas didáticas com a inteligência artificial: desenvolvimento profissional docente e efeitos nas aprendizagens turma C12.1
Apresentação
A formação contínua dos professores no contexto atual é crucial para que os profissionais se adaptem às inovações tecnológicas e pedagógicas, particularmente no uso de ferramentas como o ChatGPT. Estas tecnologias emergentes representam um potencial revolucionário na educação, oferecendo novos caminhos para a personalização do ensino e a automatização de tarefas rotineiras. O desenvolvimento desta ação de formação está alinhado com a necessidade de os docentes se manterem atualizados perante as rápidas mudanças tecnológicas e pedagógicas que caracterizam o século XXI. A integração destas ferramentas no contexto educativo não só enriquece as práticas pedagógicas, mas também prepara os alunos para um futuro cada vez mais digitalizado e interconectado. Esta formação é uma resposta proativa às transformações do ensino e aprendizagem, promovendo a eficácia educativa e o desenvolvimento profissional contínuo dos professores. Através desta ação, os docentes poderão aprofundar conhecimentos, desenvolver competências e aplicar de forma efetiva as tecnologias de inteligência artificial na prática pedagógica, contribuindo para uma educação mais inovadora e adaptada aos desafios do presente e do futuro.
Destinatários
Professores do ensino básico, secundário e educação especial.
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino básico, secundário e educação especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do ensino básico, secundário e educação especial..
Objetivos
1. Adquirir uma compreensão profunda dos desafios e oportunidades apresentados pela inteligência artificial generativa (IAG), relacionando-os com o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI. 2. Criar ambientes pedagógicos inovadores que facilitem o desenvolvimento de competências essenciais, considerando o impacto significativo da IAG na educação. 3. Modificar estratégias pedagógicas em resposta às mudanças introduzidas pela IAG, preparando os alunos para novas realidades educacionais. 4. Incentivar a utilização de estratégias pedagógicas que aumentem o envolvimento dos alunos com temas relacionados com a IAG, visando a melhoria da qualidade de suas aprendizagens. 5. Enriquecer o conhecimento dos formandos sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis no campo da IAG e aprender a utilizá-las de forma integrada e contextualizada na sua prática pedagógica.
Conteúdos
1. Apresentação (1h síncrona): Introdução ao curso, objetivos e visão geral da relevância da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação moderna. 2. Módulo 1: Fundamentos da Inteligência Artificial e da IAG (2h síncronas, 3h assíncronas): Exploração dos conceitos básicos de IA e IAG, focando na sua história, evolução e utilização prática bem como impacte potencial na educação. Exploração de exemplos práticos de como a IAG pode ser utilizada para criar materiais didáticos personalizados e inovadores, adequados às realidades educativas portuguesas. Discussão sobre o papel da IAG no desenvolvimento de competências digitais e no suporte a metodologias ativas de aprendizagem. Atividades práticas e debate online. 3. Módulo 2: Integração da IA e IAG na Educação – suporte e inovação pedagógica (3h síncronas, 3h assíncronas): Discussão sobre como a IA e a IAG podem ser integradas no processo educativo. Abordagem prática com exemplos de implementação da IAG em ambientes educativos, incluindo atividades de experimentação. Exploração de ferramentas de IA para o desenvolvimento de planos de aula e de atividades específicas, procurando personalizar os processos de aprendizagem. Criação de materiais didáticos interativos. Aplicação da IAG na avaliação e feedback – geração de rubricas. Atividade prática que permitirá aos formandos explorar e aplicar a IAG no contexto das suas disciplinas específicas. 4. Módulo 3: Aplicações Práticas e Ética da IAG (3h síncronas, 3h assíncronas): Exploração de aplicações criativas da IAG em projetos de sala de aula. Inclusão de exemplos práticos de utilização da IA. Discussão sobre a integração da IAG em projetos interdisciplinares, fomentando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Abordagem sobre a ética da IAG na sala de aula. Discussão sobre questões como viés algorítmico, privacidade dos dados dos alunos e a importância de ensinar os alunos a serem consumidores críticos e informados de tecnologia. Inclusão e acessibilidade na utilização da IAG. Criação e apresentação de cenários de aprendizagem que integrem a IAG. 5. Módulo 4: Avaliação e Aplicação Futura da IAG (2h síncronas, 3h assíncronas): Análise crítica da eficácia da IAG na educação. Discussão sobre casos de sucesso e desafios enfrentados, avaliando o impacto da IAG no processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre a aplicação futura da IAG. Exploração de cenários futuros e novas possibilidades emergentes no campo da IAG, como o uso de realidades aumentada e virtual para experiências educativas imersivas. Atividades práticas onde os formandos desenvolverão e aplicarão planos de aula ou projetos educativos que incorporem a IAG. Incentivar-se-á a reflexão sobre como estas ferramentas podem ser utilizadas para enfrentar desafios específicos nas salas de aula. 6. Avaliação (2h síncronas): Reflexão final sobre os trabalhos realizados ao longo da formação. Avaliação do desempenho do formador e da eficácia geral da ação de formação. Total: 25 (13h síncronas e 12h assíncronas)
Metodologias
Abordagem expositiva e interativa, combinando apresentações com discussões em grupo e atividades práticas. Com o foco na aplicação de conceitos de IAG em contextos reais de ensino, incentiva-se os formandos a refletirem sobre a integração desta tecnologia nas suas práticas. As sessões assíncronas envolverão tarefas de autoaprendizagem, como a análise de materiais, redação de reflexões e desenvolvimento de atividades que apliquem a IAG. Utilizar-se-ão diversos recursos, incluindo apresentações, textos, áudios e vídeos, juntamente com aplicações web interativas. A formação está concebida de modo a impactar positivamente as práticas futuras dos formandos, preparando-os para implementar inovações pedagógicas com a IAG, melhorando, assim, a qualidade do ensino e a experiência de aprendizagem dos alunos.
Avaliação
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base um relatório crítico individual. São referenciais critérios e instrumentos, para além da autoavaliação: pontualidade, interesse demonstrado, participação e produção; resultados das atividades das sessões e da formação global; elaboração do relatório crítico individual.
Modelo
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Bibliografia
Bozkurt, A. (2023). Generative AI, synthetic contents, open educational resources (OER), and open educational practices (OEP): A new front in the openness landscape. Open Praxis, 15(3), 178–184. https://doi.org/10.55982/openpraxis.15.3.579 Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial intelligence in education: Promises and implications for teaching and learning. Centre for Curriculum Redesign. Lee, S. (2023). AI toolkit for educators. EIT InnoEnergy Master School Teachers Conference 2023. https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7109458286420086784?utm_source=share&utm_medium=member_desktop Mills, A., Bali, M. and Eaton, L. (2023). How do we respond to generative AI in education? Open educational oractices give us a framework for an ongoing process. Journal of Applied Learning and Teaching, 6(1), 16-30. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.34 Mollick, E. (2023, 25 de setembro). Student Use Cases for AI. Harvard Business Publishing. https://hbsp.harvard.edu/inspiring-minds/student-use-cases-forai?utm_source=substack&utm_medium=email
Anexo(s)
Formador
Ricardo Nuno Lopes Cruz Ferreira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 23-02-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 24-02-2024 (Sábado) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
4 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 05-03-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 12-03-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
8 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 19-03-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
10 | 25-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |