272

Escrita criativa: da técnica ao projeto turma C24.1

Apresentação

O interesse pela escrita tem vindo a perder terreno num mundo marcado pela evolução tecnológica. Neste contexto, surge a necessidade de realizar ações de formação que permitam: (i) promover práticas pedagógicas fundamentadas numa perspetiva de articulação entre os diferentes anos; (ii) aprofundar conhecimentos de modo a promover a disseminação de práticas conducentes ao sucesso escolar; (iii) proporcionar uma melhor compreensão das conceções subjacentes às metas curriculares no domínio da escrita; (iv) contribuir para o desenvolvimento de áreas de competência constantes no Perfil do Aluno como o “Pensamento crítico e criativo”.

Destinatários

200, 210, 220 e 300

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 200, 210, 220 e 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de 200, 210, 220 e 300.

Objetivos

No final da ação, o docente deve ser capaz de: (i) Dominar técnicas básicas de escrita criativa; (ii) Produzir textos com objetivos críticos, pessoais e criativos; (iii) Compreender o mecanismo do processo criativo, nas diversas etapas; (iv) Desenvolver a escrita criativa na sala de aula; (v) Estimular a produção de textos escritos de diferentes categorias e géneros, mobilizando as diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão; (vi) Incentivar a utilização de novas estratégias de escrita; (vii) Desenvolver o espírito crítico na avaliação de textos literários; (viii) Conceber e aplicar materiais orientados para o desenvolvimento de novas metodologias no âmbito da didática da escrita criativa.

Conteúdos

Sessão 1 – 3h 1. Apresentação da formadora e dos formandos. 2. Critérios de avaliação da ação. 3. Contextualização – documentos de referência (Programa e Metas Curriculares, Perfil do Aluno). 4. Exercícios de desbloqueio da criatividade - escrita lúdica, automática e escrita com estímulos rápidos. 5. Apresentação/ discussão e sistematização de conceitos; auto e heteroavaliação; reorientação dos recursos. Sessão 2 - 3 h 1. Contextualização – reflexão e apresentação em pequenos grupos de informações relevantes para a temática constantes em documentos estruturantes (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Relatório de Avaliação Externa) dos respetivos agrupamentos. 2. Apresentação e discussão das conclusões. 3. Exercícios de escrita - universos sensoriais: utilizar os cinco sentidos para enriquecer a escrita. 4. Apresentação/ discussão e sistematização de conceitos; auto e heteroavaliação; reorientação dos recursos. Sessão 3 - 3 h 1. Exercícios de escrita - locais e espaços para a escrita como cenário ou fonte de histórias. 2. Apresentação/ discussão e sistematização de conceitos; auto e heteroavaliação; reorientação dos recursos. 3. Redação da fundamentação teórica de um projeto/ oficina de Escrita Criativa com base nos documentos analisados (ambiente interno e externo). Sessão 4 - 3 h 1. Exercícios de escrita – (i) a vida dos objetos: construir histórias a partir de objetos; (ii) criação de personagens. 2. Apresentação/ discussão e sistematização de conceitos; auto e heteroavaliação; reorientação dos recursos. 3. Elaboração de um projeto/ oficina de Escrita Criativa (por escola/ agrupamento). Sessão 5 - 3 h 1. O mapa de histórias e a estrutura narrativa. 2. Apresentação e discussão dos diferentes projetos. 3. Indicações para a elaboração do portefólio. 4. Avaliação das sessões.

Metodologias

Presencial A ação de formação proposta enquadra-se na modalidade de Oficina de Formação, pelo que as estratégias formativas a adotar pretendem delinear e consolidar procedimentos com vista a uma ação estratégica dos formandos em contexto escolar. Esta ação assegura a adequação e funcionalidade dos produtos obtidos para a reflexão e fundamentação de transformações de práticas curriculares. Os diferentes recursos, a definir durante as sessões de formação, pretendem assumir-se como resposta adequada à ação dos formandos, enquanto responsáveis pelo desenvolvimento de práticas curriculares que, partindo de projetos temáticos, potenciem nos alunos a aprendizagem de técnicas de escrita. Nas sessões presenciais, privilegiar-se-á a experimentação/ redação de textos de diversas tipologias, o debate, a análise e reflexão sobre os processos, a auto e heteroavaliação. As sessões não presenciais destinar-se-ão à realização de trabalho autónomo, isto é, à conceção de recursos pedagógicos adequados ao contexto real e nível de ensino de cada formando, tendo por referência a aprendizagem do currículo. Trabalho autónomo Os formandos, individualmente deverão: . Planificar atividades e construir recursos com vista à criação de um projeto/ Clube de Escrita Criativa, utilizando as ferramentas exploradas nas sessões conjuntas; . Experimentar no seu contexto educativo (sala de aula e/ou escola) algumas das atividades planificadas e recursos construídos; . Refletir criticamente sobre a aplicação prática e interesse educativo das possibilidades do desenvolvimento da aprendizagem ativa com os seus alunos em contexto de sala de aula; . Elaborar um portefólio - inclusão de textos/trabalhos representativos e de natureza diversa; identificação dos aspetos mais conseguidos ou menos conseguidos; . organização, seleção e reflexão levadas a cabo pelos alunos e professor e uma reflexão global.

Avaliação

. Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais; . Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, de acordo com os critérios previamente estabelecidos; . Portefólio; . Classificação na escala de 1 a 10, com a competente menção qualitativa e em conformidade com os critérios de avaliação vigentes no Centro de Formação; . Relatório final individual, obrigatório.

Bibliografia

CARMELO, Luís (2007), Manual de Escrita Criativa I e II, Publicações Europa-América: Mem Martins. KOHAN, Silvia Adela ( 2004), Taller de escritura: el método Um sistema de trabajo para escribir Y hacer escribir, Alba Editorial: Barcelona. LINO, Pedro Sena - (2008), Curso de Escrita Criativa I e II, Porto Editora: Porto. MANCELOS, João de (2009), Introdução à Escrita Criativa, Edições Colibri: Lisboa. SANTOS, Margarida Fonseca (2007) Quero ser escritor, Oficina do Livro: Cruz Quebrada.

Anexo(s)

Formador

Gisela Filipa de Carvalho Cardoso Peixoto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
5 22-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
Início: 10-04-2024
Fim: 22-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-114879/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: A sessão presencial será na escola que tiver mais inscritos