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Criação de ambientes educativos de excelência com recurso às competências sociais e emocionais turma C10

Apresentação

A aprendizagem dos alunos está diretamente relacionada com a qualidade das práticas pedagógicas e didática que se desenvolvem na sala de aula e por isso muito dependente dos conhecimentos e técnicas dos seus professores. De forma a criar um clima estimulante e propício à aprendizagem de excelência, o professor do Séc. XXI deve conhecer as Competências Sociais e Emocionais (CSE), e construir atividades educativas de sucesso. Vários estudos mostram que professores com o conhecimento de CSE são mais eficazes no ensino destas competências aos alunos e promovem ambientes de aprendizagem com maior tempo de foco nas tarefas e promotoras de bem-estar e sucesso escolar. O domínio da organização e gestão da sala de aula depende muito da utilização de intervenções baseadas no treino da atenção e de estratégias de regulação das emoções do próprio professor e da transmissão dessas estratégias aos seus discentes. Com o presente plano de formação, pretende-se capacitar os docentes de forma a criarem ambientes educativos de excelência.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Conhecer técnicas de desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais promotoras de um excelente ambiente para o ensino e aprendizagem. Conhecer práticas pedagógicas que potenciem o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Criar ambientes facilitadores da aprendizagem no âmbito da didática na docência Conhecer e criar formas diversificadas de organização e gestão da sala de aula potenciadas com as técnicas Competências Sociais e Emocionais Criar e aplicar um pequeno projeto de intervenção em sala de aula, aglutinador das estratégias desenvolvidas ao longo da formação.

Conteúdos

1- Técnicas de gestão e desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais promotoras de um excelente ambiente para o ensino e aprendizagem. 2-Práticas pedagógicas que melhoram o tempo de foco e concentração dos alunos, nas tarefas propostas. 3-Ambientes facilitadores da aprendizagem no âmbito da didática na docência. 4-Formas diversificadas de organização e gestão da sala de aula potenciadas com recurso às Competências Sociais e Emocionais 5- Estrutura de um plano de intervenção que evidencie domínio da organização e gestão da sala de aula com atividades educativas de sucesso.

Avaliação

A avaliação centra-se em duas dimensões. A primeira, relaciona-se com o percurso e o trabalho dos formandos ao longo do curso de formação (presença, nível de participação nas sessões, realização das atividades propostas). A segunda pressupõe a elaboração de um trabalho escrito que apresente o plano de intervenção e que inclua uma reflexão sobre a implementação da intervenção com os alunos, ao nível das implicações da utilização das práticas de atenção plena no domínio pessoal, da dinâmica de sala de aula e do processo ensino-aprendizagem. A avaliação incidirá nos seguintes parâmetros: . Participação e empenho - 20 % . Plano de intervenção em sala de aula junto dos alunos - 50% . Apresentação do plano de intervenção ao grupo de formação - 20% . Relatório de Reflexão crítica - 10%

Bibliografia

1- Roeser, R. W. (2016). Processes of Teaching, Learning, and Transfer in Mindfulness-Based 2- de Carvalho, J. S., Oliveira, S., Roberto, M. S., Gonçalves, C., Bárbara, J. M., de Castro, A. F., Pereira, R., Franco, M., Cadima, J., Leal, T., Lemos, M. S., & Marques-Pinto, A. (2021). Effects of a Mindfulness-Based Intervention for Teachers: a Study on Teacher and Student Outcomes. Mindfulness, 12(7), 1719–1732. 3- Marques Pinto, A., e Alvarez, M-J. (2016). Promoção da saúde ocupacional em contexto escolar: Da saúde física ao bem-estar profissional dos professores. In M. J. Chambel (Coord.). Psicologia da Saúde Ocupacional (pp. 135-166). Lisboa: Pactor 4- Marques-Pinto, A. & Sampaio de Carvalho, J. (2019). Mindfulness em Contexto Educacional. Lisboa: Coisas de Ler5- PRÁTICAS EFICAZES EM ESCOLAS DE EXCELÊNCIA-https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/8676/1/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20-%20M%C3%A9xico%20-%20PR%C3%81TICAS%20EFICAZES%20EM%20ESCOLAS%20DE%20EXCEL%C3%8ANCIA.pdf

Anexo(s)

Formador

Joana Leite da Cunha Sampaio de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 25-03-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 08-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 22-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 29-04-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 11-05-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 11-03-2024
Fim: 11-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121206/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Azambuja