Programa TEACCH e a inclusão de alunos turma ACD17-2023-2024
Apresentação
Crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) apresentam marcadas dificuldades na comunicação, na interacção, no uso da imaginação, na aceitação de alterações de rotinas, na exibição de comportamentos estereotipados e restritos e na flexibilidade de pensamento. A inclusão destes alunos requer, por vezes, a prestação de apoios diferenciados e adequados a uma forma específica de pensar e de aprender que passa pela modificação do ambiente de aprendizagem. O programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children) é uma das abordagens mais utilizadas em ambientes escolares devido à sua eficácia comprovada e apoiada por evidências científicas, devido ao foco no ensino individualizado, na estruturação do ambiente, no ensino e uso de materiais estruturados e uso de comunicação alternativa.
Destinatários
Professores do grupo 910
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
a) Compreender os princípios fundamentais do programa TEACCH. b) Explorar a importância da individualização e estruturação do ambiente para crianças autistas. c) Desenvolver competências para promover a inclusão de crianças autistas no ambiente escolar.
Anexo(s)
Formador
Ana Isabel Nunes Mendes Mata
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-03-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |