(PND) Desenvolver Competências em Inglês num Ambiente Escolar Multicultural (nível elementar) turma C23.2
Apresentação
Em função do plano de atividades: Com o aumento significativo do número de alunos estrangeiros não falantes de Português matriculados nas nossas escolas, verifica-se a necessidade de facilitar a comunicação eficaz com estes alunos, contribuindo assim para a promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor. Em função dos destinatários: Os(As) Assistentes Operacionais desempenham um papel essencial no suporte aos alunos e, como tal, dotar estes profissionais de competências linguísticas em inglês não só permite uma comunicação mais eficaz, como também fortalece a coesão e a colaboração dentro da comunidade escolar.
Destinatários
Assistentes Operacionais; Assistentes Técnicos; Encarregado operacional; Coordenador Técnico
Objetivos
Objetivos a atingir: Ampliar o repertório vocabular com foco em termos e expressões relevantes para um contexto escolar multicultural; Desenvolver a capacidade de compreender e expressar informações oralmente em inglês; Incorporar atividades práticas para reforçar o uso ativo das competências adquiridas, de modo a contribuir para uma comunicação eficaz junto da comunidade educativa.
Conteúdos
Conteúdos: 1. Apresentação pessoal, cumprimentos e despedidas; 2. Vocabulário específico inerente ao meio escolar; 3. Vocabulário de interação (comunicação, orientação e apoio).
Modelo
Avaliação quantitativa
Bibliografia
Bibliografia fundamental: 1- Sottomayor, Mª Manuela. Brush Up Your Grammar – Gramática Prática de Inglês com Soluções - 2º ciclo ensino básico. Porto Editora 2- Brenner, Gail.(2017). Inglês para Totós. Porto Editora 3 - Vários. Guia de Conversação – Inglês. Porto Editora 4 - https://prod.learnenglishteens.bcle.ixishosting.co.uk/
Anexo(s)
Formador
Maria Eugénia Moreira Borges da Igreja
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-07-2024 (Segunda-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
2 | 03-07-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 18:00 | 3:30 | Presencial |
3 | 04-07-2024 (Quinta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 05-07-2024 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |