Aceleradores de aprendizagem - A evolução da leitura na plataforma Teams turma ACD-19-T1
Apresentação
Esta ACD pretende enquadrar a área de competência de linguagem e textos integrada no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, proporcionar aos alunos um ambiente tranquilo e confortável para verificar a evolução da leitura, sobretudo no que diz respeito ao ritmo, dicção, pronúncia, entoação e desenvolver abordagens diversificadas de leitura com recurso a ferramentas digitais na plataforma Microsoft Teams.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
"• Promover atividades para os alunos desenvolverem competências de leitura; • Estimular e valorizar a competência da leitura com diferentes tipos de textos; • Consultar a evolução da leitura da turma e/ou dos alunos; • Possibilitar que os professores tenham mais tempo disponível para acompanhar os estudantes, revertendo o tempo que usavam para analisar dados em acompanhamento diferenciado.
Conteúdos
Criação de atividades na plataforma Microsoft Teams, fornecendo aos alunos textos. O aluno grava a leitura num ambiente tranquilo e entrega a atividade ao professor, este vai acompanhando e fornecendo ao aluno feedback dos seus progressos; No final todos estes dados estão para consulta do professor, e a partir deles poderá criar atividades mais diversificadas, promovendo o progresso de cada um dos seus alunos.
Anexo(s)
Formador
José Manuel Travessa Morais Nunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-06-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 17:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 02-07-2024 (Terça-feira) | 15:00 - 16:00 | 1:00 | Online síncrona |