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LED - O Vídeo e o Áudio como ferramentas pedagógicas e didáticas turma C3.4

Apresentação

No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”. Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares. Esta ação de formação visa colmatar algumas lacunas na área do LED de Artes e Multimédia, no que diz respeito à criação de produtos áudio e vídeo, visto que alguns docentes sentem a necessidade de aprofundar as suas competências neste âmbito. Assim, esta oficina de formação deverá permitir aos formandos dominar conceitos e instrumentos fundamentais destas duas áreas do ponto de vista do utilizador, aplicar os conhecimentos e competências adquiridos na sua área profissional, organizar metódica e racionalmente os seus próprios recursos personalizados e adaptados ao seu contexto escolar, promovendo assim uma versatilidade na sua dinâmica pedagógica e didática, bem como promover atividades junto dos seus alunos utilizando os recursos LED.

Destinatários

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Objetivos

• Estimular os docentes para a utilização de estratégias pedagógicas promotoras de metodologias diversificadas e inovadoras; • Dotar os docentes de conhecimentos essenciais para a criação de um vídeo/podcast educativo; • Dotar os docentes de recursos e conhecimentos essenciais para realizarem um vídeo/ podcast em contexto escolar e compreender os vários passos para a sua realização; • Promover boas práticas na planificação e produção de vídeos/podcasts educativos; • Utilizar hardware de captação (imagem, áudio e vídeo); • Operar um software de edição (imagem, áudio e vídeo); • Utilizar a Inteligência Artificial para criação de vídeos.

Conteúdos

Características técnicas do vídeo (proporção, qualidade, suportes). Formatos e suportes de imagem. Hardware e software de aquisição de imagem. A importância do Guião e do Storyboard. A importância do Som. Planos e enquadramentos e Movimentos de câmara. Exploração de ferramentas de edição de vídeo. Formatos e suportes de áudio. Hardware e software de captura de som. Técnicas de captura de áudio. O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula. Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula. Exploração de ferramentas de captura de ecrã. Utilização de movimentos de câmara, variedade de planos e enquadramentos e áudio externo. Transições e sequências de vídeo. Análise dos conceitos: • Pré-produção: Elenco, Argumento e Guião, Visitas Técnicas, Equipa e Equipamentos, Preparação Técnica; • Produção: Cenários, Iluminação, Som, Filmagens; • Pós-produção: Correção de cor, Edição de som, Efeitos visuais, Montagem, Genérico, Créditos/Ficha técnica.

Metodologias

As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas e assíncronas. As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problemas e realização de trabalhos práticos. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos. I- Revisão da literatura e enquadramento curricular II- Elaboração de produtos vídeo/podcast a aplicar no seu contexto escolar III- Apresentação dos produtos vídeo/podcast, elaboração do relatório final e preenchimento do questionário final

Avaliação

A avaliação será efetuada pela análise dos materiais produzidos no decorrer da ação, tendo-se igualmente em conta a qualidade, o empenho e a assiduidade. A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, integrando a participação, os trabalhos produzidos, nomeadamente no âmbito da disciplina e o relatório crítico elaborado por cada formando. A atribuição da classificação seguirá a orientação conjunta CCPFC/DGRHE, de acordo com a Carta Circular 3/2007 emitida pelo CCPFC. Assiduidade mínima de 2/3 do total de horas da ação.

Bibliografia

1 – Leal, A., Alberti, T., Reginatto, A., Filho, A. (2019) Construção e Análise de Vídeo Educacional - https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/517/2019/11/PPGTER.GES_.07.2019.TEC_.pdf2 – Sem autor (s/data) Ministério da Educação - Brasil - Unidade 2 - Como se produz vídeo educativo, Ministério da Educação - http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/Arq%20modulo%203%20(2)%20novo.pdf3 – Maçãs, M. (2022) A Técnica Stop-Motion no Ensino de Criação e Edição de Vídeo Digital no 3º Ciclo do Ensino Básico – Universidade de Lisboa - https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/58273/1/ulfpie058209_tm.pdf4 – Sílvia, E. (2010) Produção de vídeo em contexto educativo – Estratégia de participação - Instituto de Educação – Universidade do Minho - https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/18151/1/Produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20v%C3%ADdeo%20em%20contexto%20educativo%20%E2%80%93%20estrat%C3%A9gia%20de%20participa%C3%A7%C3%A3o.pdf5 – Coelho, A., Graça, M. (s/ano) Utilização da realização de imagens animadas em função do ensino das ciências físicas e naturais – Centro de Química do Algarve - CiQa, Departamento de Comunicação, artes e Design, Universidade do Algarve - https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/6868/1/cap_Realizacao-de-imagens-animadas-em%20ciencias_Artes%26Ciencias2013.pdf

Anexo(s)

Formador

Sofia Luísa Estriga Seabra

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-06-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 24-06-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 25-06-2024 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
4 26-06-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
5 27-06-2024 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
6 28-06-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
7 03-07-2024 (Quarta-feira) 09:30 - 13:30 4:00 Online assíncrona
8 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
Início: 24-06-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122461/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: AE Marinhas do Sal, Rio Maior