
I CICLO DE CONFERÊNCIAS DO AEFCPS: REFLETIR PARA AGIR - Inteligência Artificial Para que te quero? turma ACD-20-T1
Apresentação
A inteligência artificial (IA) está a tornar-se uma parte integral de diversas esferas da sociedade, desde a saúde até a educação, passando pelo setor empresarial e até pela vida cotidiana. Dada essa ubiquidade, é essencial que os participantes compreendam as implicações, oportunidades e desafios associados à IA. O tema "Inteligência Artificial, para que te quero?" procura explorar diferentes abordagens à utilização da IA de maneira acessível e envolvente, proporcionando um espaço para reflexão crítica e ação informada. Os especialistas convidados Alexandre Torres, Marco Bento, Filipe Galego e Ricardo Cruz vão ajudar a desvendar a pergunta à pergunta que é lema da ação, abrangendo questões mais pedagógicas e outras mais administrativas.
Destinatários
todos os docentes
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de todos os docentes. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Conhecer os fundamentos e as aplicações atuais da IA. • Refletir em torno das implicações éticas, sociais e econômicas da IA. • Abordar a forma como a IA pode ser utilizada de maneira responsável e benéfica. • Explorar diferentes estratégias para integrar a IA na prática letiva e nas tarefas administrativas.
Conteúdos
• Diferentes tipos de IA, com destaque para a generativa; • Ferramentas diversas que recorrem à IA; • A IA nas ferramentas mais comuns; • Exemplos de utilização da IA em sala de aula.
Modelo
Questionário de Avaliação Final com reflexão.
Anexo(s)
Formador
Paulo Jacinto Correia de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-07-2024 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |