2º Encontro Municipal de Educação e Cultura turma T1
Apresentação
Atendendo a que um elemento essencial na aprendizagem é a emoção e que sem emoção não há curiosidade, não há atenção, não há aprendizagem e não há memória, esta ação pretende abordar o desenvolvimento da inteligência emocional no contexto escolar, contribuindo para a sensibilização dos docentes e comunidade educativa para o desenvolvimento de competências capazes de reconhecer, enfrentar e gerir conflitos, especialmente no que diz respeito às emoções. Pretende, ainda, dar a conhecer os recursos do património local e as ofertas educativas inseridas no programa pedagógico 2024-2025 e que visam a complementaridade com o currículo de cada um dos níveis de escolaridade das escolas do concelho de Rio Maior.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover a educação transversal e o conhecimento da realidade local, social e patrimonial do território onde as escolas se inserem; Fomentar as experiências fora do contexto em sala de aula e reconhecer a sua importância para as aprendizagens.
Conteúdos
- A inteligência emocional no contexto escolar; - Desenvolvimento de competências capazes de reconhecer, enfrentar e gerir conflitos, especialmente no que diz respeito às emoções; - Divulgação dos recursos do património local e das ofertas educativas inseridas no programa pedagógico 2024-2025 promovido pelos vários serviços da Câmara Municipal.
Anexo(s)
Formador
Fernando Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-09-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 16:00 | 6:00 | Presencial |