Oficina de Dança turma P5.2
Apresentação
O movimento é uma interação entre o mundo interno da pessoa e o seu mundo externo. Movimento e linguagem constituem-se como processos superiores de comunicabilidade sociológica. A Dança promove, assim, uma interação entre o pensar, o sentir e o agir, levando ao desenvolvimento do pensamento através de imagens, ideias, palavras, temas, sentimentos, etc. É por isso que a Dança surge como algo fundamental à vivência e experiência de cada um, justificando-se a sua inserção quer no Currículo do 1º CEB, quer nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Reconhecida a generalizada falta de preparação dos professores e educadores nas áreas artísticas compete às entidades com responsabilidades na formação contínua de professores e educadores contribuir para suprir uma lacuna há muito identificada no nosso sistema educativo.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Objetivos
1. Contextualizar a Dança na Educação, explicitando o seu contributo na formação das crianças. 2. Caracterizar as fases do desenvolvimento humano e perceber as suas implicações no trabalho a desenvolver com crianças de diferentes idades. 3. Promover o domínio da linguagem específica da Dança. 4. Promover a partilha de experiências. 5. Contribuir para uma renovação das práticas educativas, de forma que a Dança deixe de estar ausente dos quotidianos educativos. 6. Estimular o trabalho de pesquisa que permita consolidar e aprofundar conhecimentos relativamente ao papel educativo das Expressões Artísticas e à linguagem específica da Dança, melhorando a qualidade da intervenção educativa. 7. Estimular uma prática pedagógica reflexiva promotora de uma verdadeira integração curricular das Expressões Artísticas.
Conteúdos
Sessão 1 – 4 horas Quadro conceptual - A Dança em contexto educativo e a importância da sua integração curricular - Estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade - A performance Formação pedagógica - Desenvolvimento e Motricidade Infantil - Partilha de experiências e identificação das dificuldades e obstáculos identificados pelos formandos na dinamização de atividades na área da Dança Sessão 2 – 4 horas Quadro conceptual - Rudolf Laban e a análise do movimento Formação pedagógica - A Dança na Educação Estética e Artística: Interpretar/Criar/Apreciar Formação técnica e científica - Movimentos Básicos Locomotores e Não Locomotores Prática da dança e exercício do sentido estético - Exploração, Improvisação e Composição de movimentos Sessão 3 – 4 horas Formação técnica e científica - Materiais coreográficos: Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica e Relações Prática da dança e exercício do sentido estético - Exploração, Improvisação e Composição de movimentos (com recurso a diferentes materiais coreográficos) Formação pedagógica - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de crianças, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria. Sessão 4 – 4 horas Formação técnica e científica - Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos) Prática da dança e exercício do sentido estético - Exploração, Improvisação e Composição de movimentos (com recurso a diferentes materiais coreográficos e a partir de diferentes estímulos) Formação pedagógica - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com as crianças - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de crianças, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria. Sessão 5 – 4 horas Formação técnica e científica - Técnicas básicas de construção coreográfica Prática da dança e exercício do sentido estético - Exploração, Improvisação e Composição de movimentos (com recurso a diferentes materiais coreográficos e a partir de diferentes estímulos) Formação pedagógica - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com as crianças - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de crianças, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria. Sessão 6 – 5 horas Formação pedagógica - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com as crianças Prática da dança e exercício do sentido estético - Exploração, Improvisação e Composição de movimentos (com recurso a diferentes materiais coreográficos e a partir de diferentes estímulos) - Sentido estético – Observação/Apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos e Argumentação com utilização de vocabulário específico Avaliação da ação de formação - Identificação das aprendizagens realizadas, das dificuldades que persistem (ou que surgiram) e diálolo sobre formas possíveis de as ultrapassar. - Reflexão sobre o impacto da formação no desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos - Reflexão sobre o impacto, junto das crianças, da implementação de atividades regulares na área da Dança. - Propostas/sugestões para melhorar a eficácia de ações futuras neste domínio artístico.
Metodologias
Qual o contributo da Dança na formação das crianças? Qual a base metodológica que deve sustentar o seu ensino? Como trabalhar e desenvolver a criatividade em Dança? Responder a estas e outras questões implica uma articulação permanente entre teoria e prática e uma reflexão constante sobre o processo ensino-aprendizagem. Assim, as sessões iniciais terão uma forte componente teórica centrada no processo educativo e criativo que a Dança envolve, colocando os alunos na dupla posição de intérpretes e criadores. Para além das competências motoras que a Dança exige, este duplo papel implica a mobilização de conhecimentos específicos nesta área e a operacionalização da capacidade de criar, que obriga a refletir sobre os processos criativos e as estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade. Estando os destinatários da ação no duplo papel de formandos e de educadores/professores deverão pensar, propor e concretizar propostas de atividades a dinamizar com os respetivos grupos de crianças. Trabalho autónomo: Nas sessões de trabalho autónomo, pretende-se que os trabalhos tenham uma natureza predominantemente prática, integrando exercícios, ideias e partilhas, promovendo a exploração do movimento criativo.
Avaliação
A avaliação será contínua, tendo em conta a presença, a participação, o interesse e empenho dos formandos nas sessões e nas atividades nelas desenvolvidas, tendo como referência os objetivos e finalidades da ação. Para efeitos de avaliação é tomada em consideração a Carta Circular CCPFC - 3/2007 que, desde logo, determina a obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. Elementos de avaliação : 1• PARTICIPAÇÃO e grau de envolvimento na realização das tarefas das sessões presenciais 30% 2• PORTEFÓLIO - Evidências dos trabalhos práticos realizados durante as sessões presenciais 10% - Planificação e materiais de uma atividade prática na área da Dança implementada em sala de aula 30% REFLEXÃO FINAL INDIVIDUAL - O impacto observado nos alunos em resultado da implementação das várias atividades práticas 15% - O impacto da formação no seu desenvolvimento pessoal e profissional 15% TOTAL 100% Indicadores de qualidade: apresentação/organização; articulação das atividades com os objetivos de aprendizagem; rigor científico; qualidade das reflexões individuais; inovação; clareza e objetividade; ortografia e redação e referências bibliográficas.
Bibliografia
Batalha, A. P. (2004). METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA. Cruz Quebrada: FMH Edições. McCutchen, TEACHING DANCE AS ART IN EDUCATION. USA: Human Kinetics. Padovan, Maurizio (2011). DANÇAR NA ESCOLA. Lisboa: Gulbenkian. Smith-Autard, J. (1994/1997). THE ART OF DANCE IN EDUCATION. London: A&C. Sousa, A. B. (2003) EDUCAÇÃO PELA ARTE E ARTES NA EDUCAÇÃO: BASES PEDAGÓGICAS. Lisboa:Instituto Piaget.
Anexo(s)
Formador
Mariana Filipa Cunha Aguiar
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-01-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-01-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 24-01-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 31-01-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 28-02-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 16:30 - 20:30 | 4:00 | Presencial |