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Aprendizagem das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico turma P4.3

Apresentação

As mudanças curriculares para o Ensino das Ciências apontam para um renovar das experiências de aprendizagem. Torna-se, assim, necessário criar situações de formação em que os professores possam discutir as diferentes potencialidades educativas associadas a diferentes estratégias de ensino, de modo a poderem concebê-las, selecioná-las, adaptá-las, implementá-las e avaliá-las nas suas práticas. Considera-se que os professores podem, assim, por um lado, diversificar as suas práticas e, por outro lado, contribuir para as aprendizagens dos alunos.

Destinatários

Docentes dos Grupos 100, 110 e 230

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110 e 230. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 110 e 230. 

Objetivos

• Promover a consciencialização da importância de selecionar, adaptar e construir tarefas que contribuam para a aprendizagem dos alunos; • Desenvolver a capacidade de analisar e interpretar as dificuldades e aprendizagens dos alunos; • Desenvolver a capacidade de fomentar a realização pelos alunos de tarefas desafiantes na sala de aula; • Desenvolver a capacidade de trabalhar em colaboração com outros professores, incentivando a partilha de ideias e experiências.

Conteúdos

1) Experiências de aprendizagem no Ensino das Ciências Ao longo das sessões presenciais da oficina de formação, serão valorizadas diversas experiências de aprendizagem, como o trabalho prático, a resolução de problemas e tomada de decisão sobre questões sócio científicas, as tarefas de Investigação e a comunicação científica. 2) Recursos a usar em aulas de ciências Na sala de aula o professor pode recorrer a vários recursos de apoio às tarefas. Neste curso será dado destaque a ferramentas digitais (ex. simulações e wikis), a materiais manipuláveis (ex. modelos) e aos sensores.

Avaliação

A avaliação dos formandos será realizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores, de acordo com o teor da Circular n.º3 do CCPFC, de setembro de 2007. A avaliação dos formandos terá por base: - a participação no trabalho das sessões presenciais; - um relatório escrito individual final.

Bibliografia

Ash, D., & Klein, C. (2000). Inquiry in the informal learning environment. In J. Minstrell, & E. van Zee (Eds.), Inquiry into inquiry learning and teaching in science. Washington, DC: American Association for the Advancement of ScienceBates, T. (2011). Understanding Web 2.0 and its implications for e-learning. In M., Lee, & C., McLoughlin (Eds.), Web 2.0-based e-learning: Applying social informatics for tertiary teaching. Hershey: Information science reference.Bennett, J. (2003). Teaching and learning science: A guide to recent research and its application. London: Continuum.Galvão, C., Reis, P., Freire, A. M., & Oliveira, T. (2006). Avaliação de competências em ciências. Lisboa: Edições ASA.Martins, I. P. (2003). Literacia científica e contributos do ensino formal para a compreensão pública da ciência. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Anexo(s)

Formador

Ana Cristina Martins Rito

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 28-04-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 05-05-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 17-03-2025
Fim: 05-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-115039/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Escola Secundária de Azambuja

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