Classificação de Rochas e Minerais em Amostra de Mão turma P18.1
Apresentação
Esta oficina de formação pretende contribuir para reforçar, nos professores dos grupos 230 e 520, competências que lhes permitam aumentar a frequência na realização de atividades práticas, laboratoriais e experimentais, no âmbito das Ciências da Terra. Partindo das práticas e do contexto real dos docentes, numa lógica de partilha de saberes, pretende-se estimular a realização de pequenas sessões de estudo e classificação de minerais comuns e dos principais tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) que suscitem a curiosidade e o espírito científico dos jovens alunos. A ação de formação será assim uma oportunidade de explorar conteúdos científicos, revisitar metodologias e instrumentos didáticos que reforcem o interesse e o gosto pela Ciência, motivando os professores para a qualidade e o sucesso educativo.
Destinatários
Professores dos Grupos 230 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 520.
Objetivos
1. Dinamizar o ensino da Geologia. 2. Reforçar a compreensão da importância das atividades práticas no âmbito das Ciências da Terra, para o docente e os alunos. 3. Promover a exploração partilhada e colaborativa de atividades práticas, laboratoriais e experimentais. 4. Promover a produção e implementação de atividades práticas que suscitem a curiosidade e espírito científico dos alunos e melhorem o seu sucesso escolar. 5. Reforçar competências científicas do âmbito da Mineralogia e Petrologia Geral. 6. Contribuir para a utilização criativa do espaço aula e dos pátios escolares. 7. Promover atitudes que contribuam para a preservação do ambiente. 8. Estimular o desenvolvimento de uma cultura de partilha e colaboração nas escolas. 9. Contribuir para um processo de Ensino Aprendizagem mais interessante e divertido, para professores e alunos.
Conteúdos
A oficina de formação terá um total de 15 horas presenciais em sala, repartidas por 5 sessões de formação distintas: SESSÃO 1 – 2 HORAS 1. Apresentação recíproca 1.1. Levantamento de expetativas 1.2. Análise de práticas e contextos 1.3. Objetivos da ação 2. Atividade prática usando o pátio escolar: “Rocha/Não Rocha” SESSÃO 2 – 3 HORAS 3. Enquadramento didático - pedagógico 3.1. Porquê classificar minerais e rochas? 3.2. Coleções escolares 4. Enquadramento teórico 4.1. Propriedades dos minerais 4.2. Minerais comuns 4.3. Tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas 4.4. Estudo de rochas em amostra de mão 4.5 Sustentabilidade na sala de aula 4.6 Avaliação em Ciência 5. Atividade prática, usando as colecções escolares: “Cartão de Cidadania de um mineral” SESSÃO 3 – 3 HORAS 6. Prática simulada interpares, usando as colecções escolares: “Classificação de rochas em amostra de mão” 6.1. Elaboração/reformulação/utilização de chaves dicotómicas 6.2. Cartões de Cidadania 6.3. Cartazes do ciclo litológico 6.4. Partilha de produtos finais SESSÃO 4 – 3 HORAS 7. Estruturação de actividades práticas a implementar 7.1. Planificação e desenvolvimento de materiais 7.2. Análise da adequação dos materiais/atividades 7.3. Introdução de alterações necessárias com vista à utilização em sala de aula SESSÃO 5 – 4 HORAS 8. Partilha de práticas pedagógicas implementadas e avaliação 8.1. Apresentação e discussão dos materiais/atividades produzidos e testados em ambiente sala de aula 8.2. Reflexão em grande grupo sobre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados 8.3. Avaliação da ação As 15 horas de trabalho autónomo incluem as seguintes componentes: 1- Recolher e refletir sobre documentação teórica relacionada com os conteúdos da ação; 2- Desenvolver materiais / atividades práticas a implementar com os alunos; 3- Construção/atualização/manutenção das coleções de rochas e minerais existentes nas escolas; 4- Aplicar os recursos produzidos em ambiente de sala de aula; 5- Refletir sobre resultados obtidos com a aplicação dos recursos produzidos; 6- Organizar o Portefólio; 7- Elaborar relatório final.
Metodologias
As sessões teórico/práticas presenciais consistirão na: • Apresentação de conteúdos pela formadora, sempre acompanhada pela realização, pelos formandos, de atividades; • Resolução de atividades práticas, simulação interpares e construção de materiais. Propiciando discussão das suas potencialidades e aplicabilidade na aula, implicações no cumprimento das orientações curriculares/programáticas; até à sua execução e posterior reflexão centrada sobre as aprendizagens e do seu papel no desenvolvimento do conhecimento da ciência por parte dos alunos; • Conceptualização e planificação de atividades para testar em sala de aula, para os níveis de ensino lecionados pelos formandos; • Discussão em grande grupo, com relato dessas experiências pedagógicas incidindo sobre as aprendizagens realizadas e a mais-valia dessa atividade e dos recurso didáticos construídos. Proposta de alterações, com vista a futuras utilizações pelos professores envolvidos e por outros. • Posteriormente os formandos serão sujeitos a um inquérito de avaliação do impacto da formação que identifique a eventual mudança na frequência de realização de atividades práticas de Geologia.
Avaliação
A avaliação da atividade desenvolvida por cada formando será realizada de modo contínuo pelos formadores e tem como referência os objetivos e finalidades da ação. São tomados em consideração os seguintes aspetos, de acordo com a Carta Circular CCPFC - 3/2007: A avaliação da atividade desenvolvida por cada formando, que terão a obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais, será realizada de modo contínuo pelos formadores e tem como referência os objetivos e finalidades da ação. São tomados em consideração os seguintes aspetos, de acordo com a Carta Circular CCPFC - 3/2007: • PARTICIPAÇÃO e grau de envolvimento na realização das tarefas das sessões presenciais - Assiduidade e Pontualidade: 10% - Qualidade da participação: 10% - Qualidade de realização: 10% • TRABALHO REALIZADO - Domínio de conteúdos: 20% - Qualidade dos trabalhos efetuados (inclui Portefólio): 40% - Relatório Final: 10% TOTAL 100% O Portefólio, em formato digital, deverá conter os seguintes elementos: - Planificação e materiais de uma atividade prática associada ao ensino das Ciências da Terra; - Evidências do trabalho prático implementado; - Reflexão sobre o trabalho desenvolvido
Bibliografia
Apostila de Lições de Dinâmica dos Solos e Rochas : Dinis da Gama, C. 2003 IST DEER, WA; HOWIE, RA. and ZUSMANN, J. (2016) - Minerais Constituintes de Rochas : Uma Introduçäo. Fund. Calouste Gulbekian. Lisboa. Departamento da Educação Básica [DEB] (2002). Reorganização Curricular, Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Ministério da Educação Mintze, J. J., Wandersee; J. H., Novak, J. D. (1998). Ensinando Ciência para a Compreensão, uma visão construtivista. Lisboa: Plátano Edições Técnicas http://geomuseu.ist.utl.pt/MINGEO%20LEC2007LET/Aulas%20Pr%E1ticas/Petrografia
Anexo(s)
Formador
Anabela Cruces
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 18:00 | 2:00 | Presencial |
2 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |