As mulheres de abril, 50 anos depois. Liberdade, Democracia e Cidadania turma P19.1
Apresentação
A Democracia, a Liberdade e a Cidadania devem ser comemoradas todos os anos. A propósito dos 50 anos de abril, convida-se os formandos a perceber o que mudou para as Mulheres desde 1974 até hoje. Propõe-se e estimula-se o debate e a reflexão crítica sobre a sociedade, a política, a economia e os valores de outrora e os atuais. O que Mudou depois do 25 de abril? A História foi reescrita? Há alterações visíveis? Constâncias? Os formandos serão convidados a fazer um portefólio, numa turma, onde apliquem o que analisaram, o que viveram e debatam a visão que os alunos têm atualmente. A Cidadania ativa é o que se pretende, para evitar a abstenção e formar cidadãos conscientes da sua missão, evitar a omissão e o desinteresse... atitudes muito perigosas para a manutenção do livre-arbítrio e da liberdade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário.
Objetivos
Conhecer e explorar as estatísticas da PORDATA e a legislação sobre as mulheres desde o 25 de abril até 2023. Refletir sobre as alterações desde o 25 de abril até aos dias de hoje. Debater e comparar com a situação atual vivida na sociedade portuguesa. Elaborar um portefólio sobre os 50 anos do 25 de abril, com os alunos, em 4 workshops de 45 minutos cada.
Conteúdos
Módulo 1- Apresentação da ação e dos formandos e formadora (1 hora síncrona). 25 de abril: 50 anos da liberdade das mulheres! (1,5 horas síncronas + 1,5 assíncronas). Módulo 2- Análise da legislação que permitiu a mudança (1,5 horas síncronas + 1,5 assíncronas). Módulo 3- Casamento, família, violência, condições de vida (3,5 horas síncronas + 3,5 assíncronas). Módulo 4- Pão, saúde, habitação, educação e emigração (3,5 horas síncronas + 3,5 assíncronas) Módulo 5- Apresentação dos Portefólios em formato digital (4 horas presenciais).
Metodologias
O curso irá decorrer na modalidade de b-Learning com 11h síncronas, 10h assíncronas e 4 h presenciais. A formadora irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de videoconferência (Zoom/ Teams) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com crianças e jovens em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular e da transversalidade destas temáticas. Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades dirigidas de leitura/reflexão; discussão. A apresentação e discussão dos trabalhos será em regime presencial
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Tendo por base a participação/contributos bem com como a elaboração de um trabalho final de cada um dos formandos.
Bibliografia
Fonte: INE, PORDATA Remuneração e Ganhos INE (2000) O uso do tempo 1999 e CESIS (2016) Os usos do tempo de homens e de mulheres em Portugal. Policy brief. Direção-Geral de Política da Justiça, Estatísticas da Justiça e CIG, Indicadores de violência doméstica Fonte: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2019, e e CIG, Indicadores de violência doméstica Fonte: CITE, Relatório Lei 10 Ano 2021
Formador
Celia da Conceição Rodrigues Morgado Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 21-01-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
3 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 04-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Online assíncrona |
7 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 22:30 | 4:00 | Presencial |