Da Imaginação à Página: Escrita Criativa no 1.º Ciclo turma P7.2
Apresentação
A aplicação de técnicas de escrita criativa no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico assume um papel crucial para o desenvolvimento holístico dos alunos. A formação neste domínio pretende contribuir para o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, fortalecendo a proficiência linguística, estimulando a criatividade e o pensamento crítico, promovendo a autoexpressão e preparando os alunos para enfrentar desafios. Cultivar o prazer pela escrita desde cedo, proporcionando experiências positivas e desafiadoras, e implementar atividades criativas e inspiradoras tornam a escrita uma experiência envolvente e gratificante, contrapondo-se à instantaneidade e gratificação rápida oferecidas pela tecnologia. Os benefícios pedagógicos e cognitivos associados à prática da escrita criativa contribuem para criar uma base sólida para o sucesso académico e pessoal dos alunos.
Destinatários
Professores do grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 110.
Objetivos
No final da formação, o docente deverá ser capaz de: (i) Compreender o funcionamento do processo criativo nas suas diferentes fases; (ii) Dominar técnicas básicas de escrita criativa; (iii) Desenvolver a escrita criativa na sala de aula, estimulando a criatividade dos alunos e incentivando a produção de textos narrativos originais ao serviço de diferentes intencionalidades comunicativas; (iv) Conceber e aplicar materiais direcionados para a implementação de novas abordagens no contexto da didática da escrita criativa; (v) Estimular a escrita colaborativa, promovendo o trabalho conjunto, a cooperação e a troca de ideias, explorando potencialidades das tecnologias de informação e comunicação; (vi) Consolidar as competências essenciais em escrita e leitura, conforme definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, integrando atividades de leitura como estímulo para a escrita criativa e promovendo a expressão oral como parte integrante do processo criativo.
Conteúdos
Sessão 1 3h a. Apresentação da formadora e dos formandos(as) - Partilha de experiências e expectativas individuais para a formação; b. Critérios de avaliação da ação - Metas e objetivos a alcançar durante a formação e critérios para a avaliação do desempenho dos(as) formandos(as); c. Contextualização: documentos de referência a nível curricular (Aprendizagens Essenciais; Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória; Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania) e bibliografia específica sobre Escrita Criativa; d. Exercícios de desbloqueio da criatividade (a partir de estímulos diversos). Sessão 2 3h a. Breve contextualização; b. Exercícios de desbloqueio da criatividade (escrita lúdica, automática e escrita com estímulos rápidos). Sessão 3 3h a. Breve contextualização; b. Exercícios de desbloqueio da criatividade (escrita lúdica, automática e escrita com estímulos rápidos). c. Familiarização com o trabalho/projeto final. Sessão 4 3h a. Breve contextualização; b. Exercícios de desbloqueio da criatividade (escrita lúdica, automática e escrita com estímulos rápidos). c. Esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho/projeto final. Sessão 5 3h a. Apresentação e discussão dos diferentes trabalhos/projetos; b. Avaliação das sessões.
Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de dois terços das horas presenciais; Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, de acordo com os critérios previamente estabelecidos; Apresentação do Projeto Final; Classificação na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa respetiva, e em conformidade com os critérios de avaliação vigentes no Centro de Formação; Relatório de reflexão crítica final individual (obrigatório).
Bibliografia
1- Bach, Pierre. O Prazer na Escrita: Pedagogia na Narrativa. Porto: Edições Asa, 1991.2- Leão, Margarida e Helena Filipe. 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica. Porto: Porto Editora, 2002.3- Rodari, Gianni. Gramática da Fantasia: Introdução à Arte de Contar Histórias. Lisboa: Caminho, 1993.4- Santos, Margarida Fonseca. Quero Ser Escritor: Manual de Escrita Criativa para todas as Idades. Lisboa: Oficina do Livro, 2007.5- Sena-Lino, Pedro. Criative-se: Curso Completo de Escrita Criativa. Porto: Porto Editora, 2023.
Formador
Gisela Filipa de Carvalho Cardoso Peixoto