Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa turma P28.1

Apresentação

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (RCM n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de um projeto-piloto na área dos Manuais Digitais, com início no ano letivo 2020/2021, e um possível alargamento a todas as escolas nos anos letivos seguintes. Neste contexto, a Direção-Geral da Educação considerou necessário o desenvolvimento de um programa de formação, onde se abordará modos de implementação de manuais digitais e de outros recursos digitais, fundamentalmente focados nas metodologias de ensino e numa pedagogia centrada nos alunos. Pretende-se que a integração dos manuais digitais e de outras ferramentas se efetue de modo a criar rotinas e procedimentos diários, para efetivar práticas de ensino e de aprendizagem centradas nos alunos. Esta capacitação não se deve focar exclusivamente no âmbito das competências digitais e na utilização de plataformas de recursos, mas essencialmente na área das metodologias, pedagogias e práticas inovadoras em sala de aula.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, do Ensino Secundário e de Educação Especial.

Objetivos

Reconhecer a pertinência da construção de um ecossistema digital de ensino e aprendizagem; Conhecer constrangimentos e potencialidades da utilização de manuais escolares digitais identificados em projetos anteriores; Motivar os professores para a integração de métodos, estratégias e recursos de aprendizagem ativa em sala de aula; Explorar princípios da avaliação pedagógica; Conhecer procedimentos a ter em conta quando se pretende organizar portefólios digitais na sala de aula; Refletir e discutir sobre potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar; Conceber e experimentar atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais. Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos. Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas centradas no aluno, com a integração dos manuais digitais.

Conteúdos

Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma: Módulo 0 - Introdução (3h horas: 3P) Ecossistemas digitais de ensino e de aprendizagem. Manuais digitais na educação: constrangimentos e potencialidades em projetos anteriores. Módulo 1: Aprendizagem ativa (5 horas: 1,5S + 2A + 1,5S) Conceito de aprendizagem ativa. Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno. Discussão e debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Principais benefícios da pedagogia de aprendizagem ativa. Métodos e estratégias de aprendizagem ativa. Desafios das abordagens de aprendizagem ativa e formas de os ultrapassar. Exemplos práticos de aprendizagem ativa. Módulo 2 - Avaliação para a melhoria das aprendizagens (2,5 horas: 1,5 S + 1 A) Princípios da avaliação pedagógica. Monitorização e acompanhamento das aprendizagens dos alunos. Exemplos de práticas de avaliação pedagógica. Módulo 3 - Portefólios digitais (5 horas: 1S + 2A + 2S) Conceito de portefólio digital. Potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar. Conceção e implementação de portefólios digitais. Avaliação de um portefólio digital. Módulo 4: Conceção e implementação de atividades de aprendizagem ativa (5 horas: 2S + 1A + 2S) Planificação de atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais. Experimentação em contexto de uma atividade de aprendizagem ativa. Partilha e colaboração entre pares - resolução de problemas e redefinição de estratégias. Módulo 5: Apresentação e reflexão sobre a implementação (4,5 horas:1,5 S + 3P) Autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido - guião de autorreflexão. Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos. Reflexão final sobre a ação de formação.

Metodologias

Presencial Presencial:A oficina irá decorrer na modalidade de B-Learning com sessões presenciais, síncronas e assíncronas, com a seguinte distribuição: 6h presenciais, 13h síncronas e 6h assíncronas. O formador irá recorrer às plataformas Moodle e de videoconferência (por exemplo, ZOOM, Google Meet, Teams, ...) para a dinamização das sessões assíncronas e síncronas. Trabalho autónomo Trabalho autónomo:25 horas de trabalho autónomo para: planificar atividades e construir recursos, tendo em vista a sua aplicação com os alunos em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões; experimentar em contexto educativo atividades planificadas e recursos construídos; refletir criticamente sobre a aplicação prática e o interesse educativo da utilização de manuais digitais junto dos seus alunos, na sala de aula/escola e/ou outros contextos educativos

Avaliação

Os formandos serão classificados na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua, com base em: 1) qualidade da participação e contributo para a dinâmica das sessões; 2) cumprimento dos prazos de realização das atividades de aprendizagem propostas; 3) qualidade da realização das tarefas propostas e reflexões efetuadas. A ponderação a aplicar na concretização da avaliação da formação é a seguinte: Participação/Contributos (40%) Trabalho de aplicação de conteúdos (60%)

Bibliografia

Alves, A. (2017). Trabalhar com portefólios escolares in Educação e Matemática, 143 julho/Agosto/Setembro 2017, p.12-16. APM. Coldwell, J., Craig, A. & Goold, A. (2011) Using eTechnologies for Active Learning. Interdisciplinary Journal of Information, Knowledge, and Management, 6, 95-106. Retirado de http://bit.ly/2jbIj33 Eison, J. (2010). Using Active Learning Instructional Strategies to Create Excitement and Enhance Learning. Retirado de http://bit.ly/2kt2MNB Felder, R. M. & Brent, R. (2009) Active Learning: An Introduction. ASQ Higher Education Brief, 2(4). Retirado de http://bit.ly/2jbFA9T Prince, M. (2004). Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, 93(3), 223-231. Retirado de http://bit.ly/2jbNMXJ

Formador

Marco António Ribeiro Bento

Início: 03-01-2025
Fim: 31-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-V
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária de Azambuja