O Potencial Didático das Multiatividades de Ar livre nas aulas de Educação Física, Deporto Escolar e nos Projetos de Educação Ambiental turma P
Apresentação
As atividades de Exploração da Natureza fazem parte do Programa de Educação Física e a Orientação é especificada também nas Aprendizagens Essenciais da disciplina. A modalidade “Multiatividades ao Ar Livre” (MAAL) é uma disciplina abrangida pelo Programa do Desporto Escolar que se caracteriza pela prática de atividades de aventura e exploração da natureza tendo como base um percurso de Orientação. Dada a especificidade e a abrangência das atividades e desportos que podem estar englobados nas MAAL, revela-se necessário estabelecer as linhas orientadoras e reguladoras desta disciplina bem como dotar os docentes de competências e segurança para desenvolver este tipo de atividades na escola. Sendo uma atividade em que os conteúdos devem ser abordados preferencialmente ao ar livre, a sua utilização torna-se uma mais-valia neste contexto de pandemia. Todos os conceitos ecológicos de proteção e preservação do meio ambiente associados a esta prática vão sendo abordados em situações específicas das MAAL.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
- Dotar os formandos de um conjunto de competências para a prática e lecionação das aulas de Educação Física e de Educação Especial; - Desenvolver atividades de consciencialização de mudança dos hábitos contribuindo para um planeta mais sustentável; - Parceria/partilha nos projetos de Educação ambiental / ECO Escolas; - Aumento do número de grupos/equipa do Desporto Escolar - Promoção de estágios para alunos de Cursos Profissionais de Técnico de Desporto
Conteúdos
1ª Sessão: ENQUADRAMENTO DA AÇÃO; ORGANIZAÇÃO de PROVAS 2h TIROS (Tiro com arco/ Zarabatana e Laser) + JOGOS de DINÂMICA de GRUPOS 4h 2ª Sessão: ORIENTAÇÃO + BTT 8h 3ª Sessão: MANOBRA DE CORDAS (Materiais e Equipamentos, Nós, Pontos de ancoragem e amarrações, Escalada, Rapel, Montagem de Aparelhos) 8h 4ª Sessão: ATIVIDADES NÁUTICAS + REALIZAÇÃO DE UMA PROVA 8h
Metodologias
1ª Sessão: • ENQUADRAMENTO DA AÇÃO; ORGANIZAÇÃO DE PROVAS (2h) - REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MAAL- COMO ORGANIZAR UMA PROVA MAAL;TIROS (2h) - Execução Técnica (simplificada); JOGOS DE DINÂMICA DE GRUPOS (2h) 2ª Sessão: • ORIENTAÇÃO (4h) - ENQUADRAMENTO DA MODALIDADE –COMO ABORDAR A ORIENTAÇÃO EM ESPAÇOS INTERIORES e EXTERIOR; COMO PLANIFICAR UM PERCURSO DE PARA UMA PROVA DE MULTIATIVIDADES DE AR LIVRE; BTT (4h) Programa Nacional Ciclismo para Todos (FPC) - “O CICLISMO VAI A ESCOLA. 3ª Sessão: • MANOBRA DE CORDAS (8h):Escalada e Rapel (4h) ;Montagem de Aparelhos (4h 4ª Sessão • ATIVIDADES NÁUTICAS (4h) Canoagem ;ORGANIZAR, PREPARAR E REALIZAR UMA PROVA DE MAAL (4h).
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados utilizando a escala de 1 a 10 valores, conforme estipulado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, recorrendo aos parâmetros de avaliação estabelecidos pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Segurança em Atividades de Aventura – Manobra de Cordas pata Transposição de Obstáculos – Centro de Estudos e Formação Desportiva Seguridad en Escalada Deportiva II de II – Blog de Montaña – Barrabés https://desportoescolar.dge.mec.pt/sites/default/files/re_maal_19_20.pdf www.fpciclismo.pt
Formador
Hugo Alberto Nunes Fidalgo
Pedro Nuno Correia de Matos