369

Python: O Pensamento Computacional na Matemática do Ensino Secundário turma P22.2

Apresentação

As Aprendizagens Essenciais no ensino básico e secundário referem o Pensamento Computacional no ensino da Matemática, visando a promoção e desenvolvimento de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, bem como a aquisição de hábitos de depuração e otimização dos processos envolvidos na atividade matemática. A abordagem ao Pensamento Computacional revela a aproximação do currículo às recomendações internacionais e também o alinhamento com o currículo de Matemática do Ensino Básico, favorecendo o desenvolvimento desta capacidade de forma integrada, coerente e progressiva. A linguagem de programação Python é a que se encontra destacada nos novos programas de Matemática do Ensino Secundário, permitindo o desenvolvimento do pensamento computacional sendo muito utilizada no mercado de trabalho nas mais diversas áreas. Assim, é fundamental que os docentes que não exploraram o Python ao nível da sua formação inicial, desenvolvam competências nesta linguagem, facilitando a sua aprendizagem e utilização pelos alunos.

Destinatários

Grupos de recrutamento 500, 510 e 550

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de recrutamento 500, 510 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Grupos de recrutamento 500, 510 e 550. 

Objetivos

Desenvolver conhecimentos e competências sobre Pensamento Computacional na Matemática. Capacitar os docentes de conhecimentos e competências relacionadas com o Pensamento Computacional em Matemática com recurso à linguagem de programação Python. Utilizar a linguagem de programação Python, associada aos conteúdos matemáticos, na resolução de problemas. Preparar os professores no sentido de serem capazes de interpretar e desenvolver código que permita resolver problemas e executar tarefas matemáticas.

Conteúdos

A formação terá os seguintes conteúdos programáticos: 1. Pensamento computacional 1.1 Introdução ao pensamento computacional 1.2 O pensamento computacional na Matemática 2. Conceitos fundamentais da Programação em Python 2.1. Introdução ao Python 2.2. Variáveis 2.3. Expressões e operadores 3. Código condicional 4. Funções 5. Código cíclico e iterações 6. Aplicações do pensamento computacional, utilizando Python, na disciplina de Matemática 7. Criação e planeamento de atividades de pensamento computacional a implementar em contexto de sala de aula 8. Partilha das atividades de pensamento computacional implementadas em contexto de sla de aula.

Metodologias

O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com 15h síncronas e 10h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de videoconferência (Zoom) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação em contexto de sala de aula, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular do pensamento computacional na Matemática. Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades dirigidas de leitura/reflexão; discussão. Atividades práticas: aprendizagem experiencial (no terreno, o que é abordado na ação, reflexão permanente ao longo do processo); aprendizagem cooperativa (contacto entre grupos, acompanhamento por parte do formador e apresentação, pelos formandos, do trabalho desenvolvido).

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Tendo por base a participação/contributos bem como a elaboração de um trabalho final de cada um dos formandos.

Bibliografia

A Referência da Linguagem Python, https://docs.python.org/pt-br/3/reference/index.html, 2024 Meneses, N. Introdução à programação com Python, Novatec, 2019. Aprendizagens Essenciais de Matemática A 10.º, 11.º e 12.º, Direção-Geral da Educação, 2023 Tavares, J. Pensamento Computacional com introdução à programação em Python 3.x. Apoio aos professores do ensino básico de acordo com as novas aprendizagens essenciais, 2022.

Formador

Paulo Alexandre Rua Trindade

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 09-01-2025 (Quinta-feira) 21:00 - 23:30 2:30 Online assíncrona
3 16-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 16-01-2025 (Quinta-feira) 21:00 - 23:30 2:30 Online assíncrona
5 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 23-01-2025 (Quinta-feira) 21:00 - 23:30 2:30 Online assíncrona
7 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 06-02-2025 (Quinta-feira) 21:00 - 23:30 2:30 Online assíncrona
9 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 09-01-2025
Fim: 13-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-131182/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online- Zoom ou Teams