395

LED - Impressão 3D turma ACD18.1

Apresentação

A impressão 3D está cada vez mais presente em contextos pedagógicos por permitir a concretização de ideias em objetos físicos, promovendo a criatividade, o pensamento crítico, a experimentação e a interdisciplinaridade. É uma tecnologia que pode ser aplicada em áreas tão diversas como ciências, matemática, educação visual, tecnologias, história ou mesmo línguas, através da criação de materiais didáticos, maquetas, protótipos, entre outros. O laboratório LED de Artes e Multimédia disponibiliza impressoras 3D e ferramentas associadas, mas muitos docentes ainda não dominam os conceitos básicos nem se sentem confortáveis para utilizar este equipamento. Esta ACD pretende introduzir os princípios da impressão 3D e proporcionar uma experiência prática e acessível, capacitando os participantes para iniciarem projetos com os seus alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Introduzir os professores à impressão 3D enquanto recurso pedagógico, dotando-os de conhecimentos básicos sobre modelação, preparação e impressão de objetos 3D, com recurso aos equipamentos disponíveis no laboratório LED.

Conteúdos

1. Fundamentos da Impressão 3D • O que é a impressão 3D e como funciona • Tipos de impressoras e materiais mais comuns (PLA, ABS, etc.) • Aplicações educativas em diferentes disciplinas 2. Equipamento e Software • Apresentação do equipamento disponível no LED • Introdução ao software de modelação simples (ex: Tinkercad) • Software de slicing (ex: PrusaSlicer, Cura) • Cuidados básicos de segurança e manutenção 3. Atividade Prática Orientada • Exploração do Tinkercad: criação de um objeto simples • Preparação do ficheiro STL e slicing • Impressão de um pequeno objeto (ou demonstração completa do processo) • Sugestões de aplicação em contexto educativo

Formador

José Rui Guimarães de Araújo e Sá

Núria Fragata Pereira Carriço

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-07-2025 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
Início: 16-07-2025
Fim: 16-07-2025
Acreditação: ACD18-2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Azambuja