Da Teoria à Prática, Ferramentas e desafios turma T1
Apresentação
Esta sessão formativa, integrada no IV Ciclo de Conferências do AEFCPS: Refletir para Agir, justifica-se pela necessidade de dar resposta aos novos desafios da escola: integrar a tecnologia de forma crítica, valorizar as dimensões emocionais e sociais e criar experiências promotoras de aprendizagens mais inclusivas e motivadoras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Explorar ferramentas digitais e recursos inovadores que potenciem a aprendizagem e a motivação dos alunos. - Promover práticas pedagógicas inclusivas e colaborativas. - Valorizar o bem-estar físico, emocional e social. - Articular teoria e prática na construção de respostas criativas e eficazes para fazer face aos desafios atuais da escola.
Conteúdos
- A IA na promoção da leitura - Tertúlias literárias dialógicas - Avaliação formativa digital - Gravação e edição de áudio e vídeo - Pickleball, as raquetes e as emoções - À descoberta do ator - O ritmo das emoções - Time to relax
Modelo
Questionário de Avaliação Final
Anexo(s)
Formador
Paulo Jacinto Correia de Almeida
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 10-09-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |