
Software GRID 3: Ferramenta de Intervenção Educativa para as Necessidades Complexas de Comunicação turma T1
Apresentação
1. Razões justificativas da ação e sua inserção no Plano de Atividades da Entidade proponente: No âmbito da avaliação de necessidades dos profissionais de educação constantes na zona geográfica, aliado ao crescente número de alunos com necessidades educativas específicas, pretende-se a concretização desta ação de formação de caráter maioritareiamente prático. Existe significativa necessidade em consolidar conhecimentos multidisciplinares nos meios digitais inclusivos e tecnologias de apoio para que os profissionais de educação fiquem mais bem preparados para a preparação, dinamização e avaliação de atividades para crianças e alunos que beneficiam de recursos CAA. O foco será um programa de renome internacional – GRID 3 – já implementado com sucesso em alunos de patologia diversa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Dotar os docentes e técnicos com competências específicas para potencializar o conhecimento, a experimentação e a utilização de ferramentas digitais, nomeadamente o programa GRID 3, no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa em ambiente escolar.
Conteúdos
5. Conteúdos programáticos: I. Comunicação Aumentativa: Intervenção com Alta Tecnologia – Uma perspetiva multimodal; II. GRID 3: Especificações técnicas e instalação; III. Exploração dos materiais base no GRID 3; IV. GRIDs Online: Plataforma colaborativa de partilha de recursos; V. Noções de Edição e programação de conteúdos digitais no GRID 3; VI. Criação de um Perfil de Utilizador com materiais acessíveis e multidisciplinares; VII. Configurações de Acesso e definição estratégica para quadros clínicos diversos; VIII. Editores e Edição Remota; IX. GRID 3, GRID Player e GRID para iPad: abordagem comparativa centrada no utilizador final; X. Multimodalidade e Modelar: estratégias complementares para o sucesso na intervenção.
Metodologias
6. Metodologias da ação: • Método demonstrativo para a realização prática de conteúdos em formato digital, individualizando sempre que possível a construção de material já aferida como necessária na intervenção profissional do formando; • Método ativo para as atividades de role playing e resolução de problemas a abordar no decorrer da ação.
Bibliografia
1. Bibliografia fundamental David R. Beukelman, Janice C. Light (2020) Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication Needs, Fifth Edition. Paul H. Brookes Publishing Co. Howard C Shane, Sarah Blackstone, Gregg Vanderheiden, Michael Williams, Frank DeRuyter (2012). Using AAC technology to access the world. Assistive Technology. Janice Light, David McNaughton (2013). Putting People First: Re-Thinking the Role of Technology in Augmentative and Alternative Communication Intervention. International society of augmentative and alternative communication. Sarah Blackstone, Mary Hunt Berg (2012) Social Networks: A Communication Inventory for Individuals with Complex Communication Needs and their Communication Partners. Augmentative Communication, Inc. Encarnação, P., Azevedo Luís, & Londral, A. R. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência (1ª ed.). Lisboa: Fundação para a Ciência e a tecnologia.
Formador
Sara Lopes Nunes Rodrigues
Elsa Margarida Pisca Teixeira Coutinho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-09-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 08-10-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Online síncrona |