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Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de História e da Cultura das Artes turma P32.1

Apresentação

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina História e da Cultura das Artes, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600. 

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre o objeto artístico; Refletir sobre a importância dos processos de análise e de estudo comparativo, de seleção e tratamento de objetos artísticos relevantes para a aprendizagem; Problematizar temas relacionados com expressões artísticas, considerando continuidades, inovações e ruturas; Desenvolver a reflexão crítica e a sensibilidade estética e artística, incluindo a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos Módulo 2 – A Cultura da Ágora (5 horas) Atenas no século V a. C: o espaço público A construção identitária da sociedade grega clássica: a importância dos mitos, dos sentimentos, das virtudes e da razão Aspetos técnicos, formais e estéticos dos diversos períodos da arte grega Módulo 3 – A Cultura do Senado (5 horas) O Modelo urbano do Império Romano A cultura do ócio Características formais e estéticas da arte romana Módulo 4 – A cultura do Mosteiro (5 horas) Os espaços do Cristianismo na Europa Ocidental A arquitetura monástica Unidade e diversidade do Românico O Românico em Portugal Aspetos temáticos e formais da arte românica A arte moçárabe Módulo 5 – A Cultura da Catedral (5 horas) A cidade medieval A arquitetura e a escultura góticas A pintura flamenga: uma revolução pictórica O Gótico e o Manuelino em Portugal Módulo 6 – A Cultura do Palácio (5 horas) Uma nova visão do mundo e do homem O desenvolvimento artístico italiano As cortes como centros de irradiação cultural e artística Principais características e temas da pintura e da escultura renascentista Os reflexos do Renascimento e do Maneirismo em Portugal Módulo 7 – A Cultura do Palco (5 horas) A Corte de Versalhes: encenação e exercício de poder Os Palcos da Cultura Europeia O Barroco: manifestações e teatralidade O Real Edifício de Mafra Aculturação e miscigenação Módulo 8 – A Cultura do Salão (5 horas) Os filósofos iluministas: influenciadores do pensamento e da ação O salão: contributo cultural e artístico Impacto da Revolução Francesa O urbanismo pombalino e o racionalismo iluminista O Neoclassicismo: o desejo de regresso à estética clássica Módulo 9 - A Cultura da Gare (5 horas) O mundo industrial e a reorganização do mundo A Gare: local simbólico e dinamizador do espaço urbano O Romantismo e a sedução do passado mitificado da Idade Média: expressões artísticas e culturais A recusa do Romantismo – o Realismo e o Impressionismo; novas formas de apropriação do real Módulo 10 – A Cultura do Espaço Virtual (5 horas) As transformações geopolíticas e culturais no mundo contemporâneo e o seu impacto na construção de novas identidades A globalização e as manifestações culturais e artísticas Vias de expressão da arte portuguesa contemporânea Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Metodologias

O curso é constituído por 11 módulos (2 obrigatórios e 9 opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: • Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo • Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Jason, H. W. (2010). Nova História da Arte. Lisboa: Gulbenkian.

Observações

A localização da formação, referente às seções presenciais, está sujeita a alteração. Será escolhido o concelho com o maior número de inscritos para garantir a conveniência da maioria.

Formador

Celia da Conceição Rodrigues Morgado Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
2 20-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
3 27-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
5 13-11-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
6 17-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
8 27-11-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
9 04-12-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
10 11-12-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
Início: 13-10-2025
Fim: 11-12-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134757/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária do Cartaxo

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