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Danças Expressivas e Rítmicas turma T1

Apresentação

Esta oficina visa formar profissionais da área da Educação Física do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário numa prática pedagógica associada à Dança – atividade expressiva, rítmica e motora. As aprendizagens essenciais apresentadas para a Educação Física, no programa do Ministério da Educação, incluem a Dança como uma das subáreas a desenvolver. A Dança Expressiva e Rítmica parte de propostas de movimento expressivo, criativo e rítmico, com o objetivo de desenvolver gradualmente a dança como comunicação e expressão e a dança como experimentação e criação. Nestes processos de ensino, desenvolvem-se diferentes competências que relacionam a sociabilidade, fisicalidade, expressividade, musicalidade e intenção. Ensinar a invenção ou a interpretação do movimento a partir de diferentes estímulos, que vão de encontro ao uso da apreensão de realidades diferenciadas levando a uma imaginação cada vez mais informada, que através de diferentes atividades, relaciona os aspetos sociais, expressivos e afetivos. A dança e o movimento permitem uma comunicação, uma escuta e uma perceção constante dos outros. Projetam-se sessões práticas, acompanhadas de fundamentação teórica, que poderão progredir na sua temática e no nível de ensino, pois a dança está em constante transformação. Ensinar Dança/Fazer Dança promovendo uma interação constante entre o pensar, o sentir e o agir, procurando um aperfeiçoamento da perceção através da atividade simbólica, levando ao desenvolvimento do pensamento através de associação de ideias, imagens, objetos, palavras, temas, sentimentos, etc.

Destinatários

Professores dos grupos disciplinares 260 e 620

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos disciplinares 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos disciplinares 260 e 620. 

Objetivos

Pretende que o docente, após a formação, se sinta motivado e com confiança para orientar os seus alunos nos seguintes objetivos do programa da Educação Física, no que se refere à dança: - Promover junto dos alunos a Interpretação, Criação e Apreciação de Sequências e Composições, partindo de diversas temáticas ou estímulos; - Promover a realização de coreografias individuais e/ou em grupo, onde o aluno aplique os critérios de expressividade considerados, de acordo com os motivos das composições. - Motivar os alunos para propostas, preparação e apresentação de projetos coreográficos, individuais, a pares ou em grupo, na turma, de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música. - Promover junto dos formandos uma maior capacitação técnica e didático-pedagógica, dotando-os de estratégias e métodos do ensino da dança e da criatividade.

Conteúdos

8 Sessões, distribuídas num total de 25h 1 - Quadro conceptual - A Dança em contexto educativo e a importância da sua integração curricular - Estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade - Rudolf Laban e a análise do movimento - A Dança na Educação Estética e Artística: Interpretar/Criar/Apreciar 2 – Prática da dança e exercício do sentido estético - Movimentos Básicos Locomotores e Não Locomotores - Originalidade e Criatividade - Improvisação, Interpretação e Composição de movimentos (diferentes estímulos e recursos) - Materiais coreográficos a explorar . Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica - Energia e Relações . O toque, a manipulação, o impulso, a forma, a figura, o contacto, o apoio, o transporte e a elevação dos corpos, o encaixe, etc. que podem também eles estabelecer diálogos entre os corpos; . Utilização da palavra, frase, um poema, uma fotografia, um objeto…; . A Música, a Pausa, a Energia e o Ritmo; . Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos) - Técnicas básicas de construção coreográfica - Sentido estético – Observação/Apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos e Argumentação com utilização de vocabulário específico 3 – Reflexão e Partilha - Partilha de experiências e identificação das dificuldades e obstáculos identificados pelos formandos na dinamização de atividades na área da Dança - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com os alunos - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de alunos, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria. 4 - Avaliação da ação de formação - Identificação das aprendizagens realizadas, das dificuldades que persistem (ou que surgiram) e diálogo sobre formas possíveis de as ultrapassar. - Reflexão sobre o impacto da formação no desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos - Reflexão sobre o impacto, junto dos alunos, da implementação de atividades regulares na área da Dança. - Propostas/sugestões para melhorar a eficácia de ações futuras neste domínio artístico. 3 – Reflexão e Partilha - Partilha de experiências e identificação das dificuldades e obstáculos identificados pelos formandos na dinamização de atividades na área da Dança - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com os alunos - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de alunos, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria. 4 - Avaliação da ação de formação - Identificação das aprendizagens realizadas, das dificuldades que persistem (ou que surgiram) e diálogo sobre formas possíveis de as ultrapassar. - Reflexão sobre o impacto da formação no desenvolvimento pessoal e profissional dos formandos - Reflexão sobre o impacto, junto dos alunos, da implementação de atividades regulares na área da Dança. - Propostas/sugestões para melhorar a eficácia de ações futuras neste domínio artístico.

Metodologias

Presencial: Qual o contributo da Dança na área da Educação Física? Qual a base metodológica que deve sustentar o seu ensino? Como trabalhar e desenvolver a motricidade, a criatividade e a socialização em Dança? Responder a estas e outras questões implica uma articulação permanente entre teoria e prática e uma reflexão constante sobre o processo ensino-aprendizagem. Assim, as sessões terão uma fundamentação teórica centrada no processo educativo e criativo que a Dança envolve, colocando os alunos na dupla posição de intérpretes e criadores. Para além das competências motoras que a Dança exige, este duplo papel implica a mobilização de conhecimentos específicos nesta área e a operacionalização da capacidade de criar, que obriga a refletir sobre os processos criativos e as estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade. Estando os destinatários da ação no duplo papel de formandos e de educadores/professores deverão pensar, propor e concretizar propostas de atividades a dinamizar com os respetivos grupos de alunos. Trabalho Autónomo: Nas sessões de trabalho autónomo, pretende-se que os trabalhos tenham uma natureza predominantemente prática, integrando exercícios, ideias e partilhas, numa reflexão e implementação regular ao nível da prática pedagógica na área da dança.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação no âmbito de um dos temas abordados.

Bibliografia

BATALHA, A. P. METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2004SMITH-AUTARD, J. THE ART OF DANCE IN EDUCATION. London: A&C., 1994/1997 SOUSA, A. B. EDUCAÇÃO PELA ARTE E ARTES NA EDUCAÇÃO: BASES PEDAGÓGICAS. Instituto Piaget, Lisboa, 2003MCCUTCHEN, Brenda. TEACHING DANCE AS ART IN EDUCATION. USA: Human Kinetics, 2006PRESTON-DUNLOP, V.. A HANDBOOK FOR DANCE IN EDUCATION (2nd ed.). Great Britain: Logman Group., 1986PADOVAN, Maurizio. DANÇAR NA ESCOLA. Gulbenkian, 2011

Anexo(s)

Formador

Mariana Filipa Cunha Aguiar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 16-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 23-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
4 30-01-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 06-02-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
6 20-02-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 27-02-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
8 13-03-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 09-01-2026
Fim: 20-02-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-135233/25
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: ES Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior

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