428

Percursos Criativos na Dança - Da ideia à Coreografia turma T1

Apresentação

Este curso visa dar continuidade à formação dos educadores de infância e docentes do 1ºCiclo do Ensino Básico numa prática pedagógica associada à Dança Criativa, mas aprofundando as metodologias e os conteúdos explorados, numa perspetiva performativa e de palco. Como mobilizar as aulas de dança ou movimento expressivo para as apresentações finais dos projetos transdisciplinares? As orientações curriculares e as aprendizagens essenciais apresentadas para o Pré-escolar e 1ºCiclo, incluem a Educação Artística – neste caso a Dança - como uma das subáreas a desenvolver. A Dança Criativa parte de propostas de movimento expressivo, criativo e rítmico, com o objetivo de desenvolver gradualmente a dança como comunicação e expressão e a dança como experimentação e criação. Pretende-se que esta ação de formação aprofunde os conceitos abordados (CORPO, AÇÃO, ESPAÇO, RELAÇÃO, DINÂMICA, ENERGIA) relacionando os mesmos com temáticas expressivas a explorar e que possam ser canalizados para apresentação performativa. Interagir com os colegas, no sentido da procura do sucesso pessoal e o do grupo, na apresentação da performance, e com as audiências, recebendo e aceitando as críticas.

Destinatários

Docentes do grupo de recrutamento 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do grupo de recrutamento 100 e 110. 

Objetivos

Pretende que o docente se sinta motivado e com confiança para orientar os seus alunos nos seguintes objetivos do programa da Educação Artística, no que se refere à dança: - Promover junto dos alunos a Interpretação, Criação e Apreciação de Sequências e Composições, partindo de diversas temáticas ou estímulos; - Promover a realização de coreografias individuais e/ou em grupo, onde o aluno aplique os critérios de expressividade considerados, de acordo com os motivos das composições. - Motivar os alunos para propostas, preparação e apresentação de projetos coreográficos, individuais, a pares ou em grupo, na turma, de acordo com o motivo e a estrutura musical escolhidos, integrando as habilidades e combinações exercitadas com coordenação, fluidez de movimentos e em sintonia com a música. - Promover a performance e a apresentação pública.

Conteúdos

8 Sessões, distribuídas num total de 25h 1 - Quadro conceptual integrado na prática da dança – Nível II - Estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade - Rudolf Laban e a análise do movimento - A Dança na Educação Estética e Artística: Interpretar/Criar/Apreciar 2 – Prática da dança e exercício do sentido estético – Nível II - Movimentos Básicos Locomotores e Não Locomotores - Originalidade e Criatividade - Improvisação, Interpretação e Composição de movimentos (diferentes estímulos e recursos) - Materiais coreográficos a explorar . Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica - Energia e Relações . O toque, a manipulação, o impulso, a forma, a figura, o contacto, o apoio, o transporte e a elevação dos corpos, o encaixe, etc. que podem também eles estabelecer diálogos entre os corpos; . Utilização da palavra, frase, um poema, uma fotografia, um objeto…; . A Música, a Pausa, a Energia e o Ritmo; . Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos) - Técnicas básicas de construção coreográfica - Sentido estético – Observação/Apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos e Argumentação com utilização de vocabulário específico 3 – Reflexão e Partilha - Partilha de experiências e identificação das dificuldades e obstáculos identificados pelos formandos na dinamização de atividades na área da Dança - Diálogo para partilha das experiências/atividades implementadas em contexto de trabalho com os alunos - Apresentação de propostas de atividades a realizar com os grupos de alunos, seguida de diálogo em grande grupo para eventual apresentação de sugestões com vista à sua melhoria.

Metodologias

As sessões serão sempre acompanhadas de fundamentação teórica, centrada no processo educativo e criativo que a Dança envolve, colocando os alunos na dupla posição de intérpretes e criadores. Para além das competências motoras que a Dança exige, este duplo papel implica a mobilização de conhecimentos específicos nesta área e a operacionalização da capacidade de criar e interpretar, manipular o material coreográfico para apresentação pública, obrigando a refletir sobre os processos criativos e as estratégias e metodologias de desenvolvimento da criatividade. Estando os destinatários da ação no duplo papel de formandos e de educadores/professores deverão pensar, propor e concretizar propostas de atividades a dinamizar com os respetivos grupos de alunos, com o objetivo final da apresentação pública.

Avaliação

1 - PARTICIPAÇÃO Participação e grau de envolvimento na realização das tarefas das sessões 20% 2 - REALIZAÇÃO DAS TAREFAS E TRABALHO FINAL - Evidências dos trabalhos práticos realizados - 30% - Planificação e materiais de uma atividade prática na área da Dança implementada ou a implementar em sala de aula - 40% 3 - APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL E REFLEXÃO - Apresentação do trabalho final na última sessão.

Bibliografia

1- BATALHA, A. P. METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA. Cruz Quebrada: FMH Edições, 20042 - SMITH-AUTARD, J. THE ART OF DANCE IN EDUCATION. London: A&C., 1994/1997 SOUSA, A. B. EDUCAÇÃO PELA ARTE E ARTES NA EDUCAÇÃO: BASES PEDAGÓGICAS. Instituto Piaget, Lisboa, 20033 - MCCUTCHEN, Brenda. TEACHING DANCE AS ART IN EDUCATION. USA: Human Kinetics, 20064 - PRESTON-DUNLOP, V.. A HANDBOOK FOR DANCE IN EDUCATION (2nd ed.). Great Britain: Logman Group., 19865 - https://www.dancacriativa.com.br/danca-criativa

Anexo(s)

Formador

Mariana Filipa Cunha Aguiar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-03-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 27-03-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 17-04-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 24-04-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 08-05-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
6 15-05-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
7 22-05-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
8 05-06-2026 (Sexta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 20-03-2026
Fim: 05-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-136684/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária do Cartaxo

INSCREVER-ME