(PND) Aqui sou eu que mando...(às vezes)pouco!: Como produzir mudanças nos comportamentos turma T2
Apresentação
Uma das dificuldades profissionais transversalmente sentidas por profissionais de educação dos não docentes é na gestão de relações com alunos e encarregados de educação. Entre aqueles, é consensual que os desafios à relação interpessoal e pedagógica são crescentes de ano letivo para ano letivo. Estão em causa questões comportamentais e comunicacionais. Os docentes têm profissões de risco (OIT, 1981). Na perspetiva da saúde, sabe-se que as pessoas com profissões de risco devem ser mais atentas e cuidadosas na mitigação de fatores de risco e possuir mais autoconhecimento e competências para a promoção de fatores de proteção. O bem-estar geral subjetivo desta profissão, pela literatura científica que conhecemos, sugere-nos que está amplamente ligado à satisfação profissional e esta à saúde física e psicológica dos profissionais. O absentismo profissional e os mal-estares (bio fisiológicos, psicológicos e sociais) são realidades aferidas (Pereira da Silva, 2006; Ramos, 2009).
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Este curso tem por objetivo geral favorecer dinâmicas relacionais empáticas e assertivas. Como objetivos específicos, o curso propõe-se a: sensibilizar para a relevância do espaço da dinâmica relacional no contexto escolar; desenvolver competências relacionais; promover a autorreflexão; potenciar o autoconhecimento; incentivar a mudança comportamental orientada.
Conteúdos
Sessão 1: Apresentações e introdução ao curso e aos temas; Sessão 2: Ética: teoria e prática; Sessão 3: Escuta ativa: teoria e prática; Sessão 4: Empatia: teoria e prática; Sessão 5: Comunicação: teoria e prática; Sessão 6: Relações empáticas e assertivas: teoria e prática; Sessão 7: Mudança: plano de investimento e encerramento.
Metodologias
Teórica e prática.
Avaliação
Tarefas e teste.
Modelo
Questionário de Avaliação Final.
Anexo(s)
Formador
Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
| 2 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 13:30 - 17:00 | 3:30 | Presencial |
| 3 | 30-01-2026 (Sexta-feira) | 08:30 - 12:30 | 4:00 | Presencial |
| 4 | 30-01-2026 (Sexta-feira) | 13:30 - 17:00 | 3:30 | Presencial |