OFERTA FORMATIVA

Não existem ações.

Ref. 257T1 Inscrições abertas até 02-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD-6-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 04-10-2025

Fim: 04-10-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório do Pateo do Valverde de Azambuja

Formador

Catarina Cunha

Destinatários

Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Todo o Pessoal Docente e Não Docente do Município de Azambuja. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e Associação de Pais do AE de Azambuja

Enquadramento

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Azambuja, após reunião com pais e representantes de turma e suas necessidades, pretende promover, no dia 4 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30, no Páteo do Valverde. Será um evento formativo destinado a toda a comunidade educativa do concelho de Azambuja — incluindo pais, docentes, não docentes, alunos e demais interessados. Esta iniciativa surge da necessidade de fortalecer os laços entre os diferentes agentes educativos e de promover uma cultura de partilha, reflexão e capacitação em torno de temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção de ambientes escolares mais saudáveis, inclusivos e críticos.

Objetivos

● Promover o envolvimento ativo da comunidade educativa na reflexão sobre temas fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos. ● Sensibilizar para a importância de práticas educativas que valorizem o bem-estar, a cidadania digital e a convivência escolar. ● Estimular o diálogo entre pais, alunos, docentes e técnicos especializados, reforçando a coesão e corresponsabilidade educativa. ● Valorizar o bem-estar emocional dos alunos como componente essencial do sucesso escolar e pessoal. ● Desconstruir mitos sobre a centralidade das notas escolares, promovendo uma visão mais ampla das competências valorizadas no mercado de trabalho. ● Promover a literacia digital, capacitando a comunidade educativa para o uso responsável da internet e para a identificação de desinformação. ● Refletir sobre o papel da escola como espaço de inclusão, justiça social e segurança, reforçando práticas que favoreçam a convivência positiva. ● Dar visibilidade ao trabalho de entidades locais e nacionais que atuam na prevenção e promoção de boas práticas educativas e sociais. ● Fomentar a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.

Conteúdos

Painel 1: Mais do que notas — o bem-estar dos alunos A importância do bem-estar emocional na vida escolar Notas escolares e mercado de trabalho: o que valorizam os empregadores? Painel 2: Literacia digital e cidadania crítica Acesso e bom uso da internet Como formar alunos em meio a "fake news"? Painel 3: Educar para a convivência e segurança nas escolas Escola como espaço de inclusão e justiça social

Anexo(s)

Cartaz

Programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-10-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 265T1 Inscrições abertas até 03-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD-11-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 07-10-2025

Fim: 08-10-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior

Formador

Sofia Luísa Estriga Seabra

Margarida Catarina Antónia Jorge

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Enquadramento

Com a instalação dos Centros Tecnológicos Especializados e o Programa de Digitalização das escolas, foram instalados em várias salas Quadros Interativos Promethean, com imensas potencialidades educativas. Esta formação permitirá dotar os docentes de competências de utilização máxima das suas potencialidades.

Objetivos

Conseguir utilizar de forma correta os QI. Tirar partido de todas as funcionalidades dos QI.

Conteúdos

Noção de Quadros Interativos Promethean e suas potencialidades. Proceder ao registo na conta Promethean. Instalação da ferramenta ShareScreen. Configuração da conta pessoal e o acesso aos quadros. Testar a projeção simples. Aceder à conta no quadro e aceder às várias ferramentas. Partilhar equipamento com quadro com interação.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-10-2025 (Terça-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 263P32.1 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134757/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 13-10-2025

Fim: 11-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária do Cartaxo

Formador

Celia da Conceição Rodrigues Morgado Pereira

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 400 e 600. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina História e da Cultura das Artes, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento reflexivo sobre o objeto artístico; Refletir sobre a importância dos processos de análise e de estudo comparativo, de seleção e tratamento de objetos artísticos relevantes para a aprendizagem; Problematizar temas relacionados com expressões artísticas, considerando continuidades, inovações e ruturas; Desenvolver a reflexão crítica e a sensibilidade estética e artística, incluindo a dimensão intercultural das sociedades contemporâneas.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos Módulo 2 – A Cultura da Ágora (5 horas) Atenas no século V a. C: o espaço público A construção identitária da sociedade grega clássica: a importância dos mitos, dos sentimentos, das virtudes e da razão Aspetos técnicos, formais e estéticos dos diversos períodos da arte grega Módulo 3 – A Cultura do Senado (5 horas) O Modelo urbano do Império Romano A cultura do ócio Características formais e estéticas da arte romana Módulo 4 – A cultura do Mosteiro (5 horas) Os espaços do Cristianismo na Europa Ocidental A arquitetura monástica Unidade e diversidade do Românico O Românico em Portugal Aspetos temáticos e formais da arte românica A arte moçárabe Módulo 5 – A Cultura da Catedral (5 horas) A cidade medieval A arquitetura e a escultura góticas A pintura flamenga: uma revolução pictórica O Gótico e o Manuelino em Portugal Módulo 6 – A Cultura do Palácio (5 horas) Uma nova visão do mundo e do homem O desenvolvimento artístico italiano As cortes como centros de irradiação cultural e artística Principais características e temas da pintura e da escultura renascentista Os reflexos do Renascimento e do Maneirismo em Portugal Módulo 7 – A Cultura do Palco (5 horas) A Corte de Versalhes: encenação e exercício de poder Os Palcos da Cultura Europeia O Barroco: manifestações e teatralidade O Real Edifício de Mafra Aculturação e miscigenação Módulo 8 – A Cultura do Salão (5 horas) Os filósofos iluministas: influenciadores do pensamento e da ação O salão: contributo cultural e artístico Impacto da Revolução Francesa O urbanismo pombalino e o racionalismo iluminista O Neoclassicismo: o desejo de regresso à estética clássica Módulo 9 - A Cultura da Gare (5 horas) O mundo industrial e a reorganização do mundo A Gare: local simbólico e dinamizador do espaço urbano O Romantismo e a sedução do passado mitificado da Idade Média: expressões artísticas e culturais A recusa do Romantismo – o Realismo e o Impressionismo; novas formas de apropriação do real Módulo 10 – A Cultura do Espaço Virtual (5 horas) As transformações geopolíticas e culturais no mundo contemporâneo e o seu impacto na construção de novas identidades A globalização e as manifestações culturais e artísticas Vias de expressão da arte portuguesa contemporânea Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Metodologias

O curso é constituído por 11 módulos (2 obrigatórios e 9 opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: • Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo • Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Jason, H. W. (2010). Nova História da Arte. Lisboa: Gulbenkian.


Observações

A localização da formação, referente às seções presenciais, está sujeita a alteração. Será escolhido o concelho com o maior número de inscritos para garantir a conveniência da maioria.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
2 20-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
3 27-10-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial
5 13-11-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
6 17-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
8 27-11-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
9 04-12-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Online síncrona
10 11-12-2025 (Quinta-feira) 19:00 - 21:30 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

420

Ref. 264P1 Inscrições abertas até 09-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134754/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 13-10-2025

Fim: 09-12-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira

Formador

Ana Cristina Martins Rito

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 520

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 520. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), das disciplinas de Ciências Naturais, Biologia e Geologia, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

• Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); • Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; • Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; • Promover a familiarização dos professores com as propostas de atividades práticas/experimentais que constam dos documentos curriculares, de forma que reconheçam as suas reais potencialidades no âmbito do ensino das ciências; • Incentivar a reflexão sobre o papel essencial do professor na formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade; • Promover a abordagem holística de problemas e desafios socioambientais.

Conteúdos

Módulo (M)1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares: (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/desenvolvimento de competências digitais dos alunos) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA) As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos M2 - Genética e intervenção biotecnológica (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: manipulação da fertilidade, controlo de natalidade das populações humanas e resolução de problemas de infertilidade - processos biotecnológicos natureza e carácter hereditário dos genes, a sua regulação e alteração, com implicações na qualidade de vida dos indivíduos e da biodiversidade genes como património evolutivo das espécies e como campo de intervenção biotecnológica Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática M3: Saúde e Alterações climáticas (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos à temática: pandemia e alterações climáticas - conceitos pandemias relacionadas com alterações climáticas fatores de risco evidências científicas ações para a redução dos riscos Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito da temática Elaboração de projeto de intervenção na comunidade para promover a saúde e reduzir os riscos das alterações climáticas M4 – Recursos Geológicos e Sustentabilidade (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: relação entre dinâmica litosférica e mudanças climáticas atividades antropogénicas e mudanças ambientais exploração de recursos geológicos através de tecnologias específicas contaminação de recursos geológicos e possíveis cenários de futuro, como consequência do aquecimento global e de mudanças ambientais Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas e experimentais no âmbito do tema M5 – Biodiversidade e Geodiversidade (10 horas) Aspetos científicos/tecnológicos inovadores relativos ao tema: conceitos básicos de biodiversidade e geodiversidade: definição, importância, níveis de organização, ameaças e estratégias de conservação áreas importantes para a conservação a nível nacional - identificação geodiversidade na sustentação da biodiversidade impactos da perda de biodiversidade e da geodiversidade Estratégias de planificação e desenvolvimento de atividades práticas, de campo e experimentais Elaboração de projeto de educação ambiental. Módulo Final - (2,5 horas) Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos

Metodologias

O curso é constituído por 6 módulos (2 obrigatórios e 4 opcionais) Módulo 1 e Módulo Final – Obrigatórios e presenciais. O módulo ministrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: • Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo. • Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGECURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfOrganização Mundial da Saúde (OMS) disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/climate-change-and-healthPainel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) disponível em: https://www.ipcc.ch/


Observações

A localização da formação, referente às seções presenciais, está sujeita a alteração. Será escolhido o concelho com o maior número de inscritos para garantir a conveniência da maioria.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:30 - 21:00 2:30 Presencial
2 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 02-12-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
9 09-12-2025 (Terça-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

421

Ref. 217P1.2 Inscrições abertas até 10-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130748/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 15-10-2025

Fim: 03-12-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Azambuja

Formador

Magda Dimas Fernandes

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Agrupamento de Escolas de Azambuja

Enquadramento

O teatro constitui uma parte relevante dos projetos de inovação do Agrupamento de Escolas Azambuja, já presente no próprio Projeto de Intervenção da Diretora e no Projeto Educativo do AE "De todos, com todos, para todos" tanto ao nível das atividades curriculares/ extracurriculares como nas ofertas de Educação Artística e Tecnológica do 3º ciclo de forma a proporcionar uma educação inclusiva alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular da lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e metodologias de aprendizagem significativas, segundo o Decreto-Lei n.º55/2018, de 6 de junho. Para que o ensino e as práticas pedagógicas possam acompanhar a evolução crescente na sociedade, é desejável que os professores, formadores e educadores sejam cada vez mais inclusivos, criativos e versáteis, dotados de autonomia e iniciativa para enfrentarem e resolverem problemas.

Objetivos

Com esta oficina, através de exercícios no âmbito do teatro circunscritos à pedagogia da formação de professores/educadores e da partilha de experiências, pretende-se levar o formando a: - Sentir-se seguro na prática de ensino na forma como se expressa e se expõe. - Sentir-se mais capacitado para explorar, nas suas aulas, atividades experimentais e/ou laboratoriais ligadas às práticas dramáticas que visem promover a motivação, a criatividade e o sucesso dos alunos; - Construir/elaborar um conjunto de atividades experimentais integradas no currículo, a implementar na sala de aula e/ou fora desta. - Refletir conjuntamente acerca das contribuições da experiência dramática para a aprendizagem do aluno em sala de aula ou fora desta. - Trabalhar de forma colaborativa na produção de materiais pedagógicos. - Partilhar ideias e experiências de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

De de forma a proporcionar uma educação inclusiva e alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular de Educação Artística e Tecnológica e a lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e realização de práticas metodológicas significativas, apresentam-se os conteúdos: Vertente Experimental: - Segurança e Autoconhecimento - Concentração, Memória e Foco - A psicologia do Eu - Carisma - A psicologia da troca de papéis - O Eu e o Grupo - Improvisação Vertente técnica: - Expressão Vocal - Expressão Corporal Vertente Teórica - O Teatro como ferramenta Pedagógica - Aplicação de exercícios dramáticos a diferentes matérias em contexto de sala de aulas - Troca de experiências Vertente Prática: - Elaboração do plano de trabalho para cada formando na sua especificidade. - Monotorização e avaliação dos diferentes projetos. - Discussão dos mesmos

Metodologias

O modo presencial passa por uma vertente experiencial onde serão propostos exercícios de teatro incidindo na temática dos pontos previstos nos conteúdos da ação onde os formandos experienciarão os exercícios propostos. Numa vertente teórica, na sistematização das práticas dramáticas como veículo pedagógico para a prática do ensino. Os formandos deverão conceber um plano de trabalho conciliando as práticas pedagógicas apreendidas nesta oficina com o programa curricular no qual se inserem. No decorrer das sessões, serão abertos espaços para análise e debate dos conteúdos a abordar, incidindo, sobretudo, na exploração e construção de materiais e/ou procedimentos com vista à aplicação com os alunos (dentro e/ou fora da sala de aula) e posterior reflexão em grande grupo, com o propósito de introduzir reajustamentos tendo em vista novas aplicações. Por fim, decorrerá a presentação dos projetos depois de aplicados em sala de aula.

Avaliação

De acordo com os artigos nºs 5 e 6 do RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro e o artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma e é atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Pontualidade e Participação nas atividades e tarefas das sessões – 40% - Relatório de implementação/projeto/programação e Relatório Crítico – 60%

Bibliografia

- Manual Saúde e técnica Vocal – Autora: Rita Fucci Amato – Teoria e prática da Voz para professores, Artistas e comunicadores - 2017 - Boal, Auguston - Jogos para Atores e Não-Atores. Civilização Brasileira, 7a Edição, Rio de Janeiro 2005; - Moreno, J.L. - Fundamentos de Psicodrama. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo, Cultrix, 1987; - Rancière, Jacques, O Espectador Emancipado. Tradução de José Lima. Orfeu Negro - 1.a edição portuguesa, Lisboa 2010; - Vasques, Eugénia e Mota, João, O Pedagogo Teatral (Metodologia e Criação), Lisboa, Colibri/IPL, 2006.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 22-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 29-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 05-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 12-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 19-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 26-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
8 03-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

418

Ref. 225P13.3 Inscrições abertas até 17-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123531/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 20-10-2025

Fim: 15-12-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária do Cartaxo

Formador

Júlio José Pires Cardoso

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, excecionalmente, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O trabalho colaborativo e o teatro constituem uma parte relevante dos projetos tanto ao nível das atividades curriculares/ extracurriculares como nas ofertas de Educação Artística e Tecnológica do 3º ciclo de forma a proporcionar uma educação inclusiva alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular da lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e metodologias de aprendizagem significativas, segundo o Decreto-Lei n.º55/2018, de 6 de junho. Para que o ensino e as práticas pedagógicas possam acompanhar a evolução crescente na sociedade, é desejável que os professores, formadores e educadores sejam cada vez mais inclusivos, criativos e versáteis, dotados de autonomia e iniciativa para enfrentarem e resolverem problemas.

Objetivos

Com este curso, através de conhecimentos teóricos e exercícios dramáticos circunscritos à pedagogia da formação de professores/educadores e da partilha de experiências, pretende-se levar o formando a: - Sentir-se mais capacitado para explorar, na sua organização escolar, atividades experimentais e/ou laboratoriais ligadas às práticas dramáticas que visem promover a motivação, a criatividade, a cooperação dos professores; - Construir/elaborar um conjunto de atividades experimentais, a implementar na organização escolar; - Refletir conjuntamente acerca das contribuições da experiência dramática para a melhoria da cultura de escola; - Trabalhar de forma colaborativa na produção de materiais pedagógicos; - Partilhar ideias e experiências de ensino e aprendizagem e de modelos organizacionais da escola; - Elevar o empenho e envolvimento dos alunos nas atividades escolares e o seu sucesso escolar.

Conteúdos

De forma a proporcionar uma educação inclusiva e alinhada com o Decreto-Lei n.º54/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular de Educação Artística e Tecnológica e a lecionação de Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e realização de práticas metodológicas significativas, apresentam-se os conteúdos: 1ª sessão: (3 horas) - Dinâmicas de grupo para a apresentação dos formandos e do formador; - Critérios de avaliação da ação; - A cultura e o clima de escola; - Exercícios dramáticos (com registo escrito); - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 2ª sessão: (3 horas) - A liderança em contexto escolar; - Exercícios dramáticos (com registo escrito); - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 3ª sessão: (3 horas) - As formas de cultura docente; - Exercícios dramáticos (com registo escrito); - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 4ª sessão: (3 horas) - O trabalho colaborativo em contexto escolar; - Exercícios dramáticos; - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 5ª sessão: (3 horas) - A colaboração; - Exercícios dramáticos (com registo escrito); - Apresentação do projeto a elaborar pelos formandos; - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 6ª sessão: (3 horas) - Obstáculos e potencialidades da colaboração docente; - Exercícios dramáticos (com registo escrito); - Elaboração do projeto final; - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 7ª sessão: (3 horas) - Contributo do teatro para o desenvolvimento pessoal e social; - Exercícios dramáticos; - Elaboração do projeto final; - Sistematização, discussão e heteroavaliação de conceitos (on-line). 8ª sessão: (4 horas) - Apresentação e discussão dos projetos finais dos formandos; - Preenchimento individual de um questionário de autoavaliação da ação (on-line).

Metodologias

Os conteúdos teóricos são discutidos e experimentados pelos formandos através de exercícios dramáticos que lhes suscitam a reflexão e a partilha de experiências de modo a fomentar a implementação do trabalho colaborativo entre os seus pares nas suas respetivas organizações escolares. Ao longo da formação, o formando adquire conhecimentos teóricos vivenciados pela prática teatral que lhe permitem elaborar um projeto colaborativo para implementar na cultura de escola da sua organização escolar. Nesse sentido, na realização desta ação, evidenciam-se a implementação de estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa e resolução de problemas e a utilização de processos dramáticos para o conhecimento de si, do outro e do mundo.

Avaliação

De acordo com os artigos nºs 5 e 6 do RJFC – DL 22/2014, de 11 de fevereiro e o artigo 4.º do Despacho 4595/2015, de 6 de maio, a avaliação dos formandos é expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, de acordo com as menções definidas no ponto 6 do mesmo diploma, em conformidade com os critérios de avaliação vigentes no Centro de Formação, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais; - Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, de acordo com os critérios previamente estabelecidos: Produção colaborativa de textos escritos e orais (15%) / Questionário colaborativo de conhecimentos (on-line) (5%) / Projeto Colaborativo (20%); - Relatório final individual (60%).

Bibliografia

1- Fullan, M. e Hargreaves, A. (2001). Por que vale a pena lutar? O trabalho de equipa na escola. Porto: Porto Editora.2- Lima, J. (2002). As Culturas Colaborativas nas Escolas: Estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora.3- Roldão, M. C. (2007). Colaborar é preciso. Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Noesis, 71, 24-29. MEC / DGIC4- Alarcão I. & Canha B. (2013). Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora.5- Spolin, V. (2017). Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Editora Perspectiva.

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
3 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
4 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
6 24-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
7 15-12-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

417

Ref. 205P8.3 Inscrições abertas até 16-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-123501/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 22-10-2025

Fim: 10-12-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Marinhas do Sal

Formador

VERA MAXIMIANO

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A aquisição de conhecimentos elementares de socorrismo pode ajudar a salvar vidas, a diminuir o sofrimento e a evitar possíveis complicações futuras de saúde, dai a importância de se saber atuar numa situação inesperada, seja ela um acidente ou case se trate de uma doença súbita, que requer cuidados ao nível do estado de saúde da vítima. É neste contexto que qualquer docente deve procurar adquirir as noções fundamentais dos primeiros socorros.

Objetivos

Compreender os atributos, prioridades e responsabilidades de um socorrista;Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); Executar de forma autónoma cuidados imediatos e adequados de primeiros socorros;Realizar o exame da vítima (exame primário e exame secundário);Identificar uma situação de paragem cardiorrespiratória e executar as manobras de Suporte Básico de Vida;Responder eficazmente a uma situação súbita (hemorragia, intoxicação, engasgamento, queimaduras, traumatismo crânio-encefálico (TCE), traumatismo vertebro-medular (TVM), ortotraumatologia, convulsão, Diabetes Mellitus, dificuldades respiratórias) permitindo a estabilização da vítima até à chegada dos meios de Emergência Médica.

Conteúdos

•Princípios gerais de socorrismo;Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);Caixa de Primeiros Socorros;Noções básicas sobre a anatomia e fisiologia do sistema circulatório humano;Noções básicas sobre hemorragias;Noções básicas sobre Diabetes Mellitus;Atuação prática em casos de Diabetes Mellitus (hipoglicémia e hiperglicemia);Noções básicas sobre a anatomia e fisiologia do sistema respiratório humano;Atuação prática em casos de dificuldade respiratória provocada por uma crise asmática;Atuação prática em casos de crise convulsiva, provocada por uma epilepsia, trauma ou hipertermia;Exame Primário da Vítima;Exame Secundário da Vítima;Suporte Básico de Vida (SBV);Noções básicas sobre a pele e suas lesões (feridas e queimaduras);Atuação prática em casos de feridas e queimaduras;Noções básicas de acidentes musculosqueléticos (entorses e fraturas);Atuação prática em casos de Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Traumatismo Vertebro-Medular (TVM) e Ortotraumatologia;Estabilização em vários cenários de trauma.

Metodologias

•Sessões teóricas e sessões práticas; •Acompanhamento da componente prática a realizar em contexto escolar pelos próprios formandos; •Apresentação de filmes pedagógicos; •Realização de atividades teórico-práticas individuais e/ou em grupo.

Avaliação

A classificação quantitativa dos formandos será na escala de 1 a 10. Terá em conta a assiduidade, a participação, o trabalho desenvolvido no contexto da formação e, ainda, o relatório final.

Bibliografia

Manuais de formação do INEM Manual de primeiros socorros-DGE

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 29-10-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 05-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 12-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 19-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 26-11-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 03-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 10-12-2025 (Quarta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

413

Ref. 218T2 Inscrições abertas até 15-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD9-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 22-10-2025

Fim: 22-10-2025

Regime: Presencial

Local: AE Marinhas do Sal, Rio Maior

Formador

Priscila Morgado do Couto Rodrigues

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários é sublinhada nas principais estratégias e planos de saúde mental, tanto a nível internacional como em Portugal (DGS, 2013, 2015). O contexto escolar assume-se como um contexto privilegiado para a implementação de ações e programas de promoção da saúde mental e de prevenção dos comportamentos suicidários, envolvendo toda a comunidade educativa (Brás, 2013; Granello & Granello, 2007; Katz et. al, 2013; Santos et al., 2013; Santos et al., 2021). Paralelamente, é reconhecido que a ideação suicida e os comportamentos suicidários são comuns em idade escolar e associam-se com frequência a perturbações psicológicas passíveis de serem identificadas nas escolas por qualquer elemento da comunidade educativa, e em particular pelos professores (Granello & Granelo, 2007; Miller, 2011; Shaffer & Kipp, 2014). Neste sentido, as diretrizes internacionais e nacionais defendem a implementação de programas que contemplam ações formativas que visem o combate ao estigma acerca da doença mental e comportamentos suicidários, aumentar o conhecimento sobre fatores de risco e sinais de alarme associados ao suicídio, permitindo a identificação precoce de adolescentes em risco e a referenciação para a ajuda especializada (Brás & Santos, 2014; Pompili et al., 2011).

Objetivos

Objetivos gerais: 1. Combater o estigma em saúde mental; 2. Esclarecer sobre os comportamentos suicidários na adolescência; 3. Contribuir para a identificação precoce de adolescentes em risco e sua referenciação para os cuidados de saúde; 4. Apresentar o Programa Mais Contigo: aspetos metodológicos. Objetivos específicos: 1. Promover o desenvolvimento de competências digitais; 2. Promover o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas; 3. Promover a assertividade na comunicação; 4. Melhorar a expressão e gestão de emoções; 5. Detetar precocemente situações de sofrimento mental; 6. Fortalecer redes de apoio nos serviços de saúde.

Conteúdos

Nesta ação fomentou-se o debate, discussão e reflexão sobre mitos, experiências e práticas acerca dos problemas da adolescência, da depressão, comportamentos suicidários e foi discutido o papel da escola nessas dimensões, bem como teve lugar a apresentação do programa Mais Contigo e sua operacionalização. Conteúdos centrais: 1. Adolescência 2. Depressão 3. Comportamentos suicidários na adolescência 4. Programa Mais Contigo.

Anexo(s)

Programa da ação


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-10-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 262P33.1 Inscrições abertas até 22-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135120/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 27-10-2025

Fim: 10-12-2025

Regime: b-learning

Local: None

Formador

Maria Isabel Lopes Canhoto

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científica e didática dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE) das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante o curso que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2 - O lugar da gramática no ensino do português (3.º CEB e ES – 5h) Abordagem dos principais marcos do desenvolvimento linguístico (lexical, fonológico, morfológico e sintático): o Dicionário Terminológico O ensino da gramática no contexto da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português O processo de transposição didática no ensino da gramática, envolvendo as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral. Módulo 3 - A inferência na análise textual (3.º CEB e ES – 5h) Tipos de inferências As inferências na compreensão de textos escritos (ler, compreender e inferir) Trabalho experimental: textos de tipologias variadas; estrutura de questionários e tipos de perguntas Módulo 4 - A argumentação: compreensão do oral, leitura e escrita (3.º CEB e ES – 5h) O papel de Aristóteles na conceção da argumentação Tipologia de argumentos A argumentação nos atos oral e escrito nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa Módulo 5 - O ensino e a aprendizagem do texto poético (3.º CEB e ES – 5h) A poesia ensina-se? Códigos poéticos: fónico-rítmico; estilístico; semântico-pragmático Estratégias de ensino da poesia. Módulo 6 - O ensino e a aprendizagem do texto narrativo (3.º CEB e ES – 5h) A compreensão leitora em textos narrativos Estratégias de ensino do texto narrativo Desenvolvimento de técnicas de aperfeiçoamento de escrita de texto narrativo (produção e revisão de texto narrativo). Módulo 7 - O lugar da leitura nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa (3.º CEB/ES – 5h) Dinâmicas de leitura e de audição (tipologias textuais das Aprendizagens Essenciais) Avaliação da leitura. Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.

Metodologias

O curso é constituído por 8 módulos (2 obrigatórios e 6 opcionais): Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais. Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na turma de formação. Cada turma de formação frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação em b-learning. Na última sessão presencial haverá uma reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos. Presencial/b-learning: - Reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando-se entre trabalho em pequeno e grande grupo - Elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade) a integrar na sua prática letiva.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, uma planificação/tarefa/atividade no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. Disponível em https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Dicionário Terminológico - https://dt.dge.mec.pt/index.php?id=n318


Observações

A localização da formação, referente às seções presenciais, está sujeita a alteração. Será escolhido o concelho com o maior número de inscritos para garantir a conveniência da maioria.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
2 03-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
3 10-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Presencial
4 17-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 24-11-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 27-11-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
7 28-11-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:00 2:30 Online assíncrona
8 03-12-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Online síncrona
9 10-12-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:00 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

422

Ref. 245T4 Inscrições abertas até 12-11-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 19-11-2025

Fim: 26-11-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Marinhas do Sal

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-11-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 26-11-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME

Ref. 261T1 A decorrer

Registo de acreditação: ACD-10-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 24-09-2025

Fim: 08-10-2025

Regime: e-learning

Local: Online - AE Alto de Azambuja

Formador

Sara Lopes Nunes Rodrigues

Elsa Margarida Pisca Teixeira Coutinho

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e o AE Alto de Azambuja

Enquadramento

1. Razões justificativas da ação e sua inserção no Plano de Atividades da Entidade proponente: No âmbito da avaliação de necessidades dos profissionais de educação constantes na zona geográfica, aliado ao crescente número de alunos com necessidades educativas específicas, pretende-se a concretização desta ação de formação de caráter maioritareiamente prático. Existe significativa necessidade em consolidar conhecimentos multidisciplinares nos meios digitais inclusivos e tecnologias de apoio para que os profissionais de educação fiquem mais bem preparados para a preparação, dinamização e avaliação de atividades para crianças e alunos que beneficiam de recursos CAA. O foco será um programa de renome internacional – GRID 3 – já implementado com sucesso em alunos de patologia diversa.

Objetivos

Dotar os docentes e técnicos com competências específicas para potencializar o conhecimento, a experimentação e a utilização de ferramentas digitais, nomeadamente o programa GRID 3, no âmbito da comunicação aumentativa e alternativa em ambiente escolar.

Conteúdos

5. Conteúdos programáticos: I. Comunicação Aumentativa: Intervenção com Alta Tecnologia – Uma perspetiva multimodal; II. GRID 3: Especificações técnicas e instalação; III. Exploração dos materiais base no GRID 3; IV. GRIDs Online: Plataforma colaborativa de partilha de recursos; V. Noções de Edição e programação de conteúdos digitais no GRID 3; VI. Criação de um Perfil de Utilizador com materiais acessíveis e multidisciplinares; VII. Configurações de Acesso e definição estratégica para quadros clínicos diversos; VIII. Editores e Edição Remota; IX. GRID 3, GRID Player e GRID para iPad: abordagem comparativa centrada no utilizador final; X. Multimodalidade e Modelar: estratégias complementares para o sucesso na intervenção.

Metodologias

6. Metodologias da ação: • Método demonstrativo para a realização prática de conteúdos em formato digital, individualizando sempre que possível a construção de material já aferida como necessária na intervenção profissional do formando; • Método ativo para as atividades de role playing e resolução de problemas a abordar no decorrer da ação.

Bibliografia

1. Bibliografia fundamental David R. Beukelman, Janice C. Light (2020) Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication Needs, Fifth Edition. Paul H. Brookes Publishing Co. Howard C Shane, Sarah Blackstone, Gregg Vanderheiden, Michael Williams, Frank DeRuyter (2012). Using AAC technology to access the world. Assistive Technology. Janice Light, David McNaughton (2013). Putting People First: Re-Thinking the Role of Technology in Augmentative and Alternative Communication Intervention. International society of augmentative and alternative communication. Sarah Blackstone, Mary Hunt Berg (2012) Social Networks: A Communication Inventory for Individuals with Complex Communication Needs and their Communication Partners. Augmentative Communication, Inc. Encarnação, P., Azevedo Luís, & Londral, A. R. (2015). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência (1ª ed.). Lisboa: Fundação para a Ciência e a tecnologia.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-09-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
2 08-10-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona

Ref. 256T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-5-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-09-2025

Fim: 10-09-2025

Regime: Presencial

Local: AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Enquadramento

Dar início ao novo ano letivo com um momento de reflexão e capacitação sobre dois pilares fundamentais para o sucesso educativo atual: A importância da Inteligência Artificial em contexto educativo. Explorar o potencial da IA como ferramenta pedagógica e de apoio à personalização da aprendizagem. Apresentar exemplos práticos de integração da IA no ensino, com foco na inovação e na melhoria dos resultados escolares. O bem-estar mental e social dos professores enquanto educadores. Criar espaço para a partilha de estratégias de autocuidado, gestão do stress e promoção de ambientes escolares saudáveis. Reforçar o papel do professor como agente de equilíbrio emocional na comunidade educativa.

Objetivos

Promover o pensamento crítico sobre os desafios éticos e pedagógicos da IA na educação. Sensibilizar para a importância da saúde mental e emocional na prática docente.

Conteúdos

Conferência sobre IA - com Dr. Marco Bento e a conferência sobre Primeiros Socorros Psicológicos com a Dra. Inês Henriques

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 10:30 1:30 Presencial
2 10-09-2025 (Quarta-feira) 11:00 - 12:30 1:30 Presencial

Ref. 260T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-9-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 10-09-2025

Fim: 10-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Básica Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Paulo Jacinto Correia de Almeida

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste com AE Fernando Casimiro Pereira da Silva

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

cartaz- programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 251T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-3-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: Rio Maior

Formador

Fernando Costa

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e Câmara Municipal de Rio Maior

Enquadramento

Ao propor como tema “Relação e Comunicação”, este Encontro reafirma o compromisso com práticas educativas e culturais que valorizem a convivência, o diálogo e a construção coletiva do saber. Mais do que discutir teorias, queremos provocar ações: repensar rotinas escolares, estreitar laços entre educação e fortalecer o trabalho em rede, além de promover uma escuta mais sensível e inclusiva. Pretende ainda dar a conhecer os recursos do património local e as ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 e que visam a complementaridade com o currículo de cada um dos níveis de escolaridade das escolas do concelho de Rio Maior.

Objetivos

Promover o diálogo entre docente por forma a garantir uma educação que acolhe, escuta e transforma. Este Encontro propõe uma reflexão sobre como construir ambientes educativos e culturais onde todos tenham voz, espaço e pertencimento, com base em relações significativas e inclusivas. Fomentar experiências fora do contexto de sala de aula e reconhecer a sua importância para as aprendizagens.

Conteúdos

- Divulgação doa recursos do património local e das ofertas educativas inseridas no Programa Pedagógico 2025-2026 promovido pelos vários serviços da Câmara Municipal; - Uma escola inclusiva só é possível quando as relações são acolhedoras, respeitosas e comprometidas com a valorização das diferenças. E para isso, a comunicação precisa ser aberta, empática e acessível a todos.

Metodologias

PROGRAMA 9 de setembro de 2025 09h00 RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES | Jardim Municipal de Rio Maior 09h30 SESSÃO DE BOAS VINDAS 10H00 INÍCIO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE 1 Eiras de Sal Colorido Marinhas do Sal ATIVIDADE 2 Emoções com Bigodes e outras tretas Jardim Municipal ATIVIDADE 3 Descobrir o Património Geológico Marinhas do Sal ATIVIDADE 4 Bibliotics Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 5 Descobrir um Fóssil Casa Senhorial D. Miguel ATIVIDADE 6 Juntos contra a Violência Biblioteca Municipal Laureano Santos ATIVIDADE 7 Teatro com a Caixa do Palco Cineteatro Municipal de Rio Maior ATIVIDADE 8 Aprender com histórias – Passos para a Interculturalidade Câmara Municipal ATIVIDADE 9 Mostra o que sentes Centro de Artes e Ofícios Feliciano Júnior ATIVIDADE 10 Mistério das Ruínas Villa Romana 13h00 ALMOÇO I Refeitório da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira 15h00 CONFERÊNCIA: UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA ALUNOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO I Inês Neto I Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA Lisboa) CINETEATRO DE RIO MAIOR 17h00 DEBATE E ENCERRAMENTO

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 255T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-4-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Vale Aveiras

Formador

Margarida Catarina Antónia Jorge

Ana Cristina Martins Rito

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Conteúdos

Hora Atividade 09:30 Abertura das Jornadas 10:00 – 12:30 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 14:00 – 17:00 Primeiros Socorros Psicológicos – Inês Henriques 10:00 – 12:30 Inteligência Artificial...como não usar? – Magda Mendes Workshop “Equipamentos LED… e agora?” – Margarida Jorge Workshop “Microscópio Digital” – Cristina Rito 14:00 – 17:00 Inteligência Artificial...como não usar? - Magda Mendes Tecnologia para Todos

Anexo(s)

Cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 245T3-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-09-2025

Fim: 09-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB 2,3 de Aveiras de Cima

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 09-09-2025 (Terça-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial

Ref. 252T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-2-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 08-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: Auditório da Escola Básica Manique do Intendente

Formador

MAGDA DE SOUSA MENDES

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE do Alto de Azambuja

Modelo

Questionário de Avaliação Final da Ação

Anexo(s)

Programa

cartaz- programa

PPT


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial

Ref. 259T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-8-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 08-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB D. Sancho I, Pontével

Formador

Maria Isabel Lopes Canhoto

Ana Isabel Nunes Mendes Mata

Helena Isabel Pereira Alves Magalhães

Ana Rita Fernandes Silva

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE D. Sancho I, Pontével

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 09:30 0:30 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial

Ref. 254T1 Em avaliação

Registo de acreditação: Evento Formativo 2

Modalidade: Seminário

Duração: 2.0 horas

Início: 05-09-2025

Fim: 05-09-2025

Regime: e-learning

Local: Online - Plataforma Teams

Formador

Marco Filipe Guerra de Pinho

Destinatários

Comunidade Escolar do AE Marcelino Mesquita do Cartaxo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Acreditado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste e AE Marcelino Mesquita do Cartaxo


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2025 (Sexta-feira) 08:45 - 11:00 2:15 Online síncrona

Ref. 253T1 Em avaliação

Registo de acreditação: ACD-1-2025-2026

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 04-09-2025

Fim: 04-09-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Azambuja

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Nuno Miguel Taborda Cid Dorotea

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste eAE de Azambuja

Conteúdos

📅 Programa do Dia de Formação – 4 de setembro 📍 Local: [Escola Secundária de Azambuja] ⏱ Duração total: 6 horas de formação PROGRAMA PREVISTO: Manhã 08h30 – Receção dos participantes Acolhimento e entrega de materiais 09h00 – Sessão de Abertura - Auditório da ES Azambuja Boas-vindas e apresentação do programa 09h30 – Conferência: Inteligência Artificial Nuno Dorotea do Instituto de Educação da UL 11h00 – Pausa para café 11h30 – Sessão: Primeiros Socorros Psicológicos Inês Henriques: Psicóloga Clínica 12h30 – Almoço Intervalo para refeição (até às 14h00) 13h00 às 14h00 - Chi Kung Cristina Simões (atividade facultativa no pátio da escola) Tarde Workshops práticos (2 rondas): Cada participante frequentará 2 workshops diferentes 14h00 – 15h30 – 1ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " (Novos dinamizadores) 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo) 15h30 – 17h00 – 2ª Ronda de Workshops 1º WS - Gisela Peixoto - Escrita Criativa para todos 2º WS - Magda Dimas - "Teatro: Estratégia de aprendizagem ativa" 3º WS - Inês Henriques - "Primeiros Socorros Psicológicos" 4º WS - Joana Nogueira e Isabel Silva "Partilha - Erasmus + " 5º WS - Susana Jorge e Catarina Pereira - "Etwinning - comunicar com o Mundo" 6º WS - Margarida Duarte, Elisabete Vicente e Mafalda Machado - "Lavoisier tinha razão?" 7º WS - Sónia Gonçalves - "Milage - a matemática interativa" 8º WS - José Paulo e equipa - "Ubuntu - Eu sou porque tu és" 9º WS - Eugénia Igreja - "Inglês - for everyone" 10º WS - Marta Cóias - "Técnicas para acalmar/focar os alunos na entrada em sala de aula" (Novo)

Modelo

Questionário de Avaliação Final

Anexo(s)

Programa e cartaz


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 15:30 1:30 Presencial
3 04-09-2025 (Quinta-feira) 15:30 - 17:00 1:30 Presencial


404

Ref. 245T1-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial

Ref. 245T2-PND Em avaliação

Registo de acreditação: ACD19-2024-2025

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 03-09-2025

Fim: 08-09-2025

Regime: Presencial

Local: EB Fernando Casimiro Pereira da Silva

Formador

Inês Botelho Moniz de Assunção Henriques

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Certificado pelo

CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Lezíria-Oeste

Enquadramento

A Escola é um lugar de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial. As interações sociais são um fator determinante do bem-estar e segurança psíquica para todos os que dela fazem parte diariamente, por isso, as aprendizagens escolares em muito se relacionam com a qualidade destas dinâmicas. Neste sentido e porque as desregulações emocionais convertidas em crise são, com base em dados empíricos, muito frequentes, consideramos que dotar a comunidade escolar com competências de atuação em Primeiros Socorros Psicológios, estamos a contribuir para que as interações sociais entre os seus intervenientes se constituam cada vez mais como fator de proteção da saúde psicológica de crianças, jovens e adultos.

Objetivos

1- compreender o que são e para que servem os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 2- conhecer o protocolo de atuação em PSP 3- saber aplicar o protocolo de PSP

Conteúdos

1- crise psicológica 2- Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) 3- protocolo de atuação em PSP 4- preparação e recuperação 5- treino prático

Anexo(s)


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-09-2025 (Quarta-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial
2 08-09-2025 (Segunda-feira) 13:00 - 16:00 3:00 Presencial

Não existem ações.

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